12 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Frente Parlamentar articula ações para São Carlos atingir 200 mil eleitores

Frente Parlamentar articula ações para São Carlos atingir 200 mil eleitores

Caso a marca seja atingida, a cidade poderá ter dois turnos na eleição para prefeito em 2024

26/01/2023 16h19 - Atualizado há 1 ano Publicado por: Redação
Frente Parlamentar articula ações para São Carlos atingir 200 mil eleitores

Aprovada no ano passado pela Câmara Municipal, a Frente Parlamentar que busca alcançar a marca de 200 mil eleitores em São Carlos para as eleições de 2024 já discute ações que serão realizadas ao longo de 2023 para que a meta seja atingida. Atualmente, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade possui 193.731 eleitores. Caso a marca seja atingida, a cidade poderá ter dois turnos na eleição para prefeito.

De acordo com o vereador Gustavo Pozzi (PL), propositor da Frente, ontem houve uma reunião na Câmara, com a presença de diversos vereadores e setores da sociedade são-carlense com intuito de planejar a estratégia para a obtenção da marca. Segundo Pozzi, a ação será voltada, principalmente, a dois públicos-alvo.

“A primeira delas é fazer com que os jovens de 16 e 17 anos que não são obrigados a votar, possuem o voto facultativo, tirem o título de eleitor. Além disso, nós temos um grande número de pessoas no município de São Carlos que têm o título de eleitor em outra cidade. Ou seja, são moradores de São Carlos que não votam em São Carlos. Então, nós também queremos lançar uma campanha para essas pessoas”, destacou o parlamentar.

Pozzi ainda ressaltou que, no mês de fevereiro, já está acertado com o juiz eleitoral, Dr Paulo César Scanavez, a realização de uma formação com as lideranças que irão trabalhar com esses dois públicos-alvo. “É importante fazer um engajamento na sociedade, buscando as lideranças da sociedade. Vamos buscar a participação de igrejas, sindicatos, secretarias, lideranças do ensino, enfim, uma reflexão de toda a sociedade para que consigamos o engajamento social nesse projeto”.

Fazendo uma retrospectiva histórica, Pozzi lembrou que desde a redemocratização do país, nenhum prefeito foi eleito com mais de 50% dos votos válidos em São Carlos. Segundo o parlamentar, com a realização do segundo turno na eleição para prefeito, haveria um fortalecimento da democracia, pois o mais votado governaria.

“A intenção da Frente Parlamentar é justamente valorizar a democracia, valorizar que o povo realmente seja soberano, que a maioria decida quem vai governar a nossa cidade e hoje, tendo apenas um turno na nossa cidade, não é a maioria que escolheu o atual prefeito, por exemplo, e os outros que o antecederam. Então, por isso é muito importante o segundo turno, para que nós tenhamos um fortalecimento da democracia na nossa cidade”.

INÍCIO-Em dezembro de 2022, pouco depois da aprovação da Frente, Pozzi esteve reunido na última segunda-feira (12) com o Juiz Eleitoral de São Carlos, Paulo Cesar Scanavez, e com a Dirigente de Ensino, Débora Gonzalez, para tratar dos futuros trabalhos a serem realizados junto à Frente Parlamentar.

Na reunião, Gustavo Pozzi ressaltou o excelente trabalho desenvolvido entre a Diretoria de Ensino e o serviço eleitoral nas últimas eleições presidenciais, nas quais foram promovidas campanhas voltadas ao público jovem, a partir dos 16 anos, para alertá-los sobre a importância de se obter o título de eleitor e reconhecer seu papel fundamental no exercício da democracia durante as eleições.

O Juiz Eleitoral colocou-se à disposição para ajudar nos trabalhos a serem realizados, como organizar cursos de formação e palestras para conscientizar os jovens sobre a importância de exercer o direito ao voto. Esses trabalhos serão feitos em parcerias com as escolas da cidade, com o apoio da dirigente de ensino e com os estudantes que exerçam algum tipo de liderança em suas turmas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x