Itirapina terá recadastramento biométrico de eleitores
A transferência irregular de títulos que gerou milhares de eleitores fantasmas em Itirapina e outras cidades do interior paulista pode estar com os dias contados. Os eleitores dos cinco municípios que compõem a 245ª Zona Eleitoral serão submetidos a recadastramento biométrico a partir de maio deste ano.
O assunto foi tema de reunião ocorrida esta semana, entre a assessora chefe de Planejamento Estratégico e de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP), Regina Rufino, e os prefeitos José Maria Cândido (Itirapina), Rogério Pascon (Santa Gertrudes), Ildebran Prata (Ipeúna), Vicente Regitano (Corumbataí) e Rogério Ulson (Analândia). O deputado Aldo Demarchi (DEM) também participou do encontro em que foi apresentado o calendário para implantação do processo de biometria que permitirá a identificação dos votantes nos próximos pleitos por meio das impressões digitais.
Pelo cronograma, a primeira cidade será Santa Gertrudes, com 16.954 eleitores. A previsão é que o trabalho seja realizado entre 16/5 e 16/8. Na sequência aparecem Itirapina (9.999 inscritos), no período de 5/9 a 25/10; Ipeúna (5.379 eleitores), de 14/11 a 13/12; Corumbataí (3.503 cadastrados), de 23/1 a 7/2/2014; e Analândia (5.376 eleitores), de 27/2 a 28/3/2014. Antes dessas datas, serão instalados equipamentos para coleta e transmissão de dados, além de ser oferecido treinamento aos atendentes.
“Para justificar os gastos nesse processo perante o Tribunal de Contas haverá necessidade de assinatura de convênio entre as prefeituras e o TRE mediante autorização das câmaras municipais”, explicou o deputado Aldo Demarchi.