Lineu cobra instalação definitiva

O vereador Lineu Navarro (PT) está cobrando que a Secretaria Municipal de Saúde implante, definitivamente, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e outras Drogas nível III, que deverá funcionar 24 horas. Destinado a acolher usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e/ou outras drogas, o CAPS visa a reabilitação e reinserção na sociedade destas pessoas, sem usar a internação hospitalar como primeira opção.
Assim como todos os outros, o CAPS AD também foi construído, na entrada do bairro Romeu Santini, com recursos do Governo Federal. Mas deveria funcionar 24 horas, e, para isso, é necessária a contratação de mais servidores, como médico clínico, mais psiquiatras, servidores administrativos, enfermeiras e técnicas de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, equipe de segurança, dentre outros.
O vereador aponta que, além disso, essa estrutura deve contar com leitos para permanência das pessoas por poucos dias, “o que será muito positivo para desafogar as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, nas quais, muitas vezes, as pessoas em sofrimento mental ficam alojadas em condições não adequadas.
“Principalmente depois da pandemia, aumentou muito o número de pessoas com problemas psicológicos e psiquiátricos, inclusive crianças e adolescentes, o que determina que a Saúde Mental seja encarada como prioridade dentro do SUS. Temos que reconstruir a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em São Carlos, integrando as ações e programas da Saúde Mental entre as unidades básicas de saúde, os CAPS, a Residência Terapêutica, as UPAs, o Hospital Universitário (que possui leitos de internação específicos), cada um com atribuições próprias”, concluiu Lineu.