O vereador Lineu Navarro (PT) encaminhou nesta quarta-feira, 21, um ofício ao presidente do Saae, exigindo a imediata revisão dos valores das contas de água referentes ao mês de dezembro de 2025, a serem pagas no mês de fevereiro.
De acordo com o vereador, agora em janeiro, o Saae atrasou quase dez dias na leitura do consumo de água em toda a cidade. Este atraso fez com que as contas fossem classificadas para faixas de consumo superiores à média histórica de cada unidade consumidora, resultando em valores absurdos.
Lineu ressalta que a responsabilidade pela leitura é exclusiva do Saae, e os consumidores não podem ser penalizados se a autarquia não consegue fazê-la no prazo de 30 dias, o que deve ser cumprido.
“Os consumidores não tiveram qualquer responsabilidade pela não leitura no tempo correto. A realização da leitura em data errada não pode resultar em prejuízo às famílias, muitas das quais já enfrentam dificuldades financeiras”, afirmou Lineu Navarro.
No ofício, o vereador questiona quantas contas de água e esgoto foram afetadas pelo problema, com detalhamento por região da cidade. E qual o valor total da arrecadação prevista para fevereiro de 2026 relativa ao consumo de dezembro de 2025. E solicita providências para a correção imediata dos valores lançados nas contas.
A cobrança da água e do esgoto na cidade é feita por faixas de consumo, sendo que o valor do metro cúbico de água aumenta de acordo com essas faixas, que são fixadas de dez em dez metros cúbicos. “Ao não realizar a leitura no prazo de trinta dias, o valor do metro cúbico muda de faixa, implicando no aumento despropositado da conta. É uma verdadeira afronta ao consumidor”, afirmou o vereador.
O vereador está encaminhando uma representação ao Ministério Público de direitos do consumidor para que intervenha nesta situação junto ao Saae.
