O vereador Lineu Navarro (PT), acompanhado de comissão representando os servidores da Enfermagem, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias, se reuniu com o prefeito Netto Donato, na manhã desta terça-feira (27), para tratar da implantação da jornada de 30 horas para esses profissionais sem redução salarial. O tema já foi discutido em março em uma audiência pública na Câmara Municipal.
A jornada de 30 horas é uma demanda antiga dos profissionais da saúde, indicada pela Organização Mundial de Saúde e já é realidade em mais de 60 cidades só no estado de São Paulo. Atualmente, tais categorias cumprem carga horária de 40 horas semanais. Também entregaram ao prefeito um abaixo-assinado com quase 300 assinaturas.
Durante a reunião, os representantes dos servidores expuseram as dificuldades que enfrentam no dia a dia, com o desgaste físico e mental que sofrem pela alta demanda de trabalho que possuem, e argumentaram o quanto a redução da jornada traria mais qualidade de vida e, consequentemente, melhoria e mais eficiência no serviço de saúde oferecido à população.
Lineu destacou que as atribuições desses profissionais são fundamentais para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do cuidado com a saúde da população, atuando de forma decisiva na promoção de saúde, na prevenção de doenças e na recuperação da saúde. Particularmente os agentes de saúde e os de combate às endemias sofrem o desgaste de estarem nas ruas em grande parte de suas jornadas diárias de trabalho, com todas as intempéries do clima.
COMISSÃO DE ESTUDOS
Ao se mostrar sensibilizado com a ideia das 30 horas de trabalho para estes servidores da saúde, o prefeito Netto concordou com a proposta de criar um grupo de trabalho com representantes dos trabalhadores e técnicos das secretarias de Saúde e de Gestão de Pessoas, já em junho, para levantar todos os dados e impactos a respeito, colhendo inclusive informações das cidades onde já foi implantada.