14 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Lula lidera corrida eleitoral para 2026, diz pesquisa

Lula lidera corrida eleitoral para 2026, diz pesquisa

Jair Bolsonaro segue como principal candidato da direita, mesmo inelegível

12/11/2024 15h57 - Atualizado há 1 dia Publicado por: Redação
Lula lidera corrida eleitoral para 2026, diz pesquisa FOTO: Ao iniciar seu discurso em um evento em Itajaí (SC), Lula pediu um minuto de silêncio FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa realizada pelo Instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT)  e divulgada nesta terça-feira (12) aponta que o presidente Lula (PT) lidera o cenário eleitoral para 2026 em todos os cenários. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, ainda aparece como nome mais forte da direita na disputa.

Os entrevistadores perguntaram aos eleitores em quem votariam caso a eleição fosse hoje. No cenário espontâneo (sem a apresentação de nomes), Lula lidera com 27,4% das intenções de voto. Jair Bolsonaro, apesar de inelegível no momento, aparece com 20,4%. Tarcísio de Freitas é mencionado por 1,8% dos entrevistados, enquanto Pablo Marçal e Simone Tebet têm 1,4% e 1,1%, respectivamente.

A pesquisa também avaliou três cenários fixos. No primeiro, Lula enfrenta Bolsonaro, Marçal, Tebet e Ciro Gomes. Nesse cenário, Lula obtém 35,2% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 32,2%. Marçal aparece com 8,4%, Tebet com 8% e Ciro com 6,2%.

No segundo cenário, Bolsonaro, por estar inelegível, é substituído por Michelle Bolsonaro. Lula permanece na liderança, com 34,1%, e Michelle surge em segundo lugar, com 20,5%. Marçal ganha parte dos eleitores de Bolsonaro e chega a 14,1%, enquanto Ciro e Tebet obtêm 9,3% e 9,2%, respectivamente.

No terceiro e último cenário, Tarcísio de Freitas é o representante do núcleo bolsonarista. Lula lidera com 35,2%, seguido por Marçal, que conquista 16,9% ao atrair mais eleitores de Bolsonaro. Tarcísio tem 15%, enquanto Tebet e Ciro ficam com 9,5% e 9,4%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada de 7 a 10 de novembro deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x