Marquinho Amaral destaca avanços na Câmara
Presidente do Legislativo faz balanço da gestão e ressalta economia de recursos

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral (Podemos), concedeu entrevista ao Jornal Primeira Página, na qual falou sobre o papel do Poder Legislativo na história são-carlense, além de fazer um balanço da gestão da atual Mesa Diretora.
Confira a íntegra da entrevista:
1) São Carlos está completando 166 anos. Como vê a importância da Câmara na história e no desenvolvimento da cidade?
Historicamente a Câmara tem importância capital no desenvolvimento da cidade. Sua instalação no ano de 1965 marcou a emancipação política do município e estabeleceu as bases para a estruturação do núcleo urbano e estabeleceu as bases do seu desenvolvimento. No início enfeixando o Poder Executivo, a Câmara atuou nos momentos que marcaram os ciclos de progresso de São Carlos, desde a chegada da ferrovia, a vinda dos imigrantes, o auge e declínio da produção cafeeira, a industrialização, a conquista dos centros de ensino e a definição do perfil da Capital da Tecnologia.
Especialmente a partir de 1948, quando se constituiu como Poder Legislativo e de representação popular como a conhecemos hoje, a Câmara teve e tem um papel decisivo nas conquistas em prol do bem-estar da população, sobretudo na formulação de políticas públicas fundamentais para o progresso da cidade.
Hoje a Câmara acompanha a evolução determinada pelo avanço tecnológico e investe cada vez mais na interatividade com os munícipes, participação da comunidade e transparência nas atividades legislativas. Para mim é uma grande honra presidir por duas oportunidades o Poder Legislativo de minha querida cidade natal, buscando contribuir para que São Carlos proporcione uma melhor qualidade de vida para seus habitantes e se consolide cada vez mais como um dos mais importantes municípios de nosso estado e do país.
2) O que destaca no primeiro ano de sua gestão à frente do Legislativo?
“Democracia e Independência” é o lema da gestão da Mesa Diretora que assumiu no dia 1º. de janeiro deste ano, e aqui eu faço um agradecimento especial aos vereadores que me acompanham nessa tarefa de conduzir o Poder Legislativo. Nosso objetivo tem sido modernizar e fortalecer a estrutura da Câmara, preservando a austeridade no uso de recursos públicos. E felizmente estamos tendo êxito nesse trabalho.
Neste primeiro ano promovemos a implantação e operacionalização da Escola do Legislativo e avançamos na diminuição do uso de papel nas atividades legislativas. Providenciamos a implantação do estúdio da TV Câmara, a implantação da nova sala de Imprensa e há pouco conquistamos um canal de FM para a Rádio Câmara, consignado pelo Ministério das Comunicações à Câmara dos Deputados, conforme Portaria publicada no dia 16 de outubro.
Neste primeiro ano tivemos a oportunidade de realizar importantes investimentos, por meio de processo licitatório, que promoveram economia de dinheiro público e grande avanço na estrutura de funcionamento da Casa.
Entre esses investimentos estiveram a troca de todos os computadores dos gabinetes, aquisição de tablets para os vereadores no sistema de votação, locação de cinco veículos, com dois motoristas, sendo contratada a primeira mulher como motorista da Câmara.
Também adquirimos 16 aparelhos para Wi-Fi, já instalados, e realizamos a adequação do Plenário, principalmente para o funcionamento do sistema de votação eletrônica.
Graças à economia de recursos, formalizamos a devolução da quantia de R$ 2.500.000,00 aos cofres da Prefeitura – valor disponibilizado pelo duodécimo constitucional do orçamento deste ano do Poder Legislativo.
3) Como vê as perspectivas para o futuro de São Carlos?
Sou absolutamente otimista quanto ao futuro de nossa cidade. São Carlos. A cidade possui excelentes indicadores socioeconômicos, possuindo um grande diferencial de progresso que é o perfil industrial e tecnológico. A presença dos grandes centros de pesquisa será sempre um capital importante para a atração de novos investimentos, aliado ao setor de serviços que se fortalece.
O desafio do poder público é investir na mobilidade urbana, na sustentabilidade e em áreas fundamentais como a educação, saúde, segurança, moradia e obras de prevenção a enchentes.
Ultrapassando o patamar de 250 mil habitantes, é fundamental que o crescimento da cidade se faça de maneira planejada, com ações da administração pública que busquem a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse aspecto, creio que nos próximos anos, conquistaremos avanço também na escolha de nossos governantes, com a realização de eleições em dois turnos, que representarão um novo momento na vida política e administrativa de São Carlos.
4) Deixe sua mensagem de parabéns/Agradecimento à São Carlos.
A data de 4 de Novembro é para nós que amamos São Carlos um momento de grande alegria e congraçamento. É quando celebramos o fato de vivermos numa bela cidade, de um povo acolhedor e que trabalha diuturnamente e é parte fundamental de todo progresso.
Quero enviar um forte abraço e expressar a minha gratidão a todos e todas que trabalham para fazer de São Carlos uma cidade cada vez melhor, a “Capital da Tecnologia e do Conhecimento”, que é também a capital do trabalho, da esperança e da paz. Vamos juntos reconhecer o quanto esta cidade nos oferece de bom e renovar com ela uma aliança de amor e fé. Parabéns, São Carlos!