21 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Maurício Ortega projeta 2º turno em 2016

Maurício Ortega projeta 2º turno em 2016

23/03/2013 18h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Maurício Ortega projeta 2º turno em 2016

Alcançar o número de duzentos mil eleitores para que São Carlos tenha eleições com a possibilidade de segundo turno em 2016. Esta é a nova meta do vereador Maurício Ortega (PSDB). A partir da próxima semana ele afirma que vai se engajar neste trabalho para lançar uma campanha neste sentido a partir do Poder Legislativo. Mas sua ideia é envolver também a Prefeitura Municipal, a Promotoria Eleitoral e também a Justiça Eleitoral.

 

Para Ortega, o novo patamar de eleitores mudaria a cultura política são-carlense que hoje é altamente divisionista. A legitimidade é outro ponto ressaltado por ele. “Um prefeito eleito em segundo turno é mais legítimo, pois, obrigatoriamente tem que ter mais de 50% dos votos válidos, o que não ocorre hoje, com o pleito de apenas um turno. Por outro lado, hoje, dificilmente um candidato em São Carlos se elegeria em primeiro turno com a possibilidade de segundo. Isso muda a cultura política e o comportante do eleitor, explica.

De acordo com Ortega, a cada quatro anos existe um crescimento natural em torno de 15.000 eleitores em São Carlos. Ele afirma que em 2008 a cidade tinha 154.472 eleitores e que em 2012 este volume cresceu para 168.809.  Neste ritmo, segundo ele, o segundo turno seria um objetivo alcançado apenas em 2020. “Nosso objetivo é acelerar este processo, com um grande trabalho de conscientização. Para tanto contamos com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Vou procurar o prefeito Paulo Altomani, o juiz eleitoral, Vilson Palaro Júnior, e vou dialogar com o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral (PSDB) a respeito do temo. Tenho absoluta certeza de que todos nos apoiarão nesta ‘odisseia’ em prol de São Carlos.

Outro ponto de apoio fundamental nesta campanha, segundo Ortega, serão os meios de comunicação. Ele afirma que baterá às portas de jornais impressos, emissoras de rádio e televisão e sites para divulgar esta ideia.

Um dos principais alvos serão os jovens estudantes. Professor da rede estadual, Ortega, dialogando com seus alunos, percebeu que a grande maioria dos que completam 16 anos preferem não realizar o alistamento eleitoral, não emitindo o seu título de eleitor. “Este é um público alvo fundamental. Para conscientizar, vamos tentar parcerias para incrementar programas sociais já existentes. Temos, por exemplo, na rede estadual o projeto “Cidadania também se aprende na Escola”, que pode nos ajudar neste novo objetivo”.

O parlamentar cita que existem também outros nichos de eleitores a serem buscados. “Muita gente que se muda para São Carlos, às vezes não tem título de eleitor. É preciso fazer um grande trabalho para toda esta gente para chegarmos aos 200 mil eleitores”, completa.  

 

12 cidades paulistas tiveram segundo turno em 2012

Eleitores de 12 cidades paulistas voltarão às urnas em novembro de 2012 para a decisão do pleito municipal. Ao todo, cerca de 13 milhões de pessoas estavam aptas para votar. Somada, a população destes municípios chega a 17,7 milhões de pessoas, representando 42,2% do número de habitantes do estado. Nos 645 municípios de São Paulo, vivem 41,9 milhões, segundo dados deste ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na capital, José Serra, do PSDB, e Fernando Haddad, do PT, disputaram o comando da maior e mais rica cidade do Brasil, com a vitória do petista. Quatro municípios da região metropolitana de São Paulo também escolheram o novo prefeitos em segundo turno: Guarulhos, Diadema, Santo André e Mauá. Vivem nestas cidades 2,7 milhões de pessoas, sendo quase 2 milhões eleitores.

Em Campinas, maior município do interior do país, tinham direito a voto 758,2 mil eleitores. Jundiaí, com 256.513 eleitores, localizada na região metropolitana de Campinas, também teve segunda votação.

Com 224.031 eleitores, Franca, considerada capital nacional do calçado masculino e Ribeirão Preto, com 419,4 mil eleitores, também viveram segundo turno.

Guarujá, foi o único município do litoral paulista nesta condição, com 219.211 eleitores. Taubaté tem 215 mil eleitores e é outro município que teve duas votações em 2012. Fechando este seleto grupo de municípios, Sorocaba, com 427.542 eleitores, também teve duas disputas eleitorais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Glauce Barbosa de Oliveira
Glauce Barbosa de Oliveira
11 anos atrás

Preciso entrar em contato comToninho Amaral,fomos amigos qd fiz faculdade aí há uns 30 anos

Glauce Barbosa

[email protected]

Goiânia – Goiás

plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x