7 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Newton Lima promete rever contrato com Rigras

Newton Lima promete rever contrato com Rigras

Pré-candidato denuncia “caos no transporte coletivo”, chama subsídio de “escândalo” e afirma que empresa transporta população em cacarecos

19/07/2024 00h11 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Newton Lima promete rever contrato com Rigras Foto: O pré-candidato Newton Lima: ““Como Capital da Tecnologia temos que dar exemplo com coisas modernas e não estes cacarecos que estão andando pelas ruas” Foto: Divulgação

Marco Rogério

Em entrevista à uma emissora de rádio local na última quarta-feira, 17 de julho, o pré-candidato a prefeito Newton Lima (PT) fez uma série de críticas contundentes contra os serviços prestados pela empresa Rigras, concessionária do transporte coletivo de São Carlos. Newton ressaltou que, caso seja eleito, já definiu com seu grupo política uma revisão do contrato firmado entre a Prefeitura e a Rigras.

“O transporte urbano está um caso completo e total. Vamos fazer um levantamento para ver qual cidade recebe mais subsídio por habitante ou por usuário do transporte coletivo. A empresa recebe R$ 50 milhões por ano para fazer esta porcaria de transporte público que está aí com reclamações em todos os bairros da cidade, com ônibus de décima categoria?”, indagou o pré-candidato.

Ele também denunciou que não existem hoje ferramentas que possibilitem que a empresa se submeta à uma fiscalização, como GPS e chip. “Não tem como fazer uma fiscalização adequada. O ar condicionado, que era pra funcionar não funciona e as janelas ficam fechadas, gerando um problema de saúde pública, já que não há ventilação. Sem falar nos atrasos, nas linhas que foram diminuídas. O subsídio é milionário e a passagem é R$ 4,50, é cheia, não baixa. Então, este é um caos”, analisou ele.

Newton também criticou o algo grau de poluição gerado pelos ônibus da Rigras. “Além do mais  (os ônibus da Rigras), poluem pra burro, né? São ônibus velhos, queimam diesel e poluem pra burro. Um das propostas que vamos adiantar, mostrando que temos que usar as instituições que geram conhecimento para resolver os problemas urbanos, o que fizemos durante 12 anos e ganhamos prêmios extraordinários”, comenta.

REVISÃO DO CONTRATO E FROTA VERDE – O petista promete rever o contrato firmado entre governo do prefeito Airton e a Rigras. “A Frente Democrática já definiu que se ganharmos as eleições vamos rever o contrato com a concessionária atual e aderir ao Mover, projeto apresentado pelo governo do presidente Lula que pretende descarbonizar os veículos, com a adoção da Frota Verde. “Como Capital da Tecnologia temos que dar exemplo com coisas modernas e não estes cacarecos que estão andando pelas ruas, até como forma de incentivar a população a andar de ônibus, o que resolveria vários gargalos de trânsito”.

TARIFA ZERO AOS DOMINGOS – Newton disse que uma vez eleito pretende implantar um sistema de tarifa zero no transporte coletivo aos domingos como forma de incentivar que as pessoas visitem seus familiares e possam se deslocar até as igrejas. Também destacou que estudará com sua equipe a possibilidade de estender esta gratuidade aos sábados para aquecer o comércio são-carlense. “Para isso teremos quer ter uma quantidade de ônibus adequada para prestar este serviço com qualidade. As pessoas reclamam que em bairros como o Embaré que os ônibus nem passam nos fins de semana. Ouvi isso no Aracê (do Santo Antônio), eu ouvi isso em vários lugares da cidade. Este subsídio proposto pelo governo municipal aprovado pela Câmara Municipal é um escândalo que a gente vai precisar rever e recalcular para dar um transporte coletivo de qualidade para a cidade e ir gradualmente implantando uma frota verde”, concluiu o pré-candidato.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x