Novas gestões podem apostar na inovação
Promover a inovação, bem como a evolução tecnológica e a sustentabilidade é uma maneira de acelerar o desenvolvimento local
Durante a pandemia, os donos de pequenos negócios tiveram que, rapidamente, procurar alternativas para enfrentar a crise e manter os negócios. Quem apostou na inovação como forma de agregar valor aos produtos e serviços sentiu menos os prejuízos. Segundo pesquisa do Sebrae realizada em parceria com a FGV, os empresários que desenvolveram práticas inovadoras em seus negócios tiveram mais sucesso no nível de faturamento. Enquanto os pequenos negócios inovadores registraram perda de 32%, as empresas que não inovaram tiveram um percentual de perda maior (39%).
Promover a inovação, bem como a evolução tecnológica e a sustentabilidade é uma maneira de acelerar o desenvolvimento local. Com a proximidade das eleições municipais, o Sebrae orienta que os futuros gestores públicos, os novos vereadores e vereadoras estimulem o fortalecimento de ecossistemas de inovação locais, incluindo a sustentabilidade como parte da estratégia de governo, com propostas de políticas públicas que incentivem a eficiência no uso dos recursos naturais, evitando desperdícios.
Para ajudar as gestões municipais a criar um ambiente favorável para que os pequenos negócios possam inovar e agregar novos valores aos produtos e serviços ofertados ao mercado, o Sebrae lançou o Guia do Candidato Empreendedor, com o apoio Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.
O documento indica um conjunto de ações práticas e viáveis para que os municípios se tornem mais inovadores e sustentáveis do ponto de vista de governança. “A pandemia deixou claro para os donos de micro e pequenas empresas que a inovação pode estar muito mais perto do que se pensa e que é acessível a qualquer tipo e porte de negócio. Para incentivar os empresários a inovar, os gestores e parlamentares podem enxergar na inovação a grande possibilidade de acelerar processos de desenvolvimento na localidade, com o apoio, inclusive, de pequenos negócios inovadores, como as startups”, destacou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Na última matéria da Série ‘Sebrae nas Eleições’, a Agência Sebrae de Notícias (ASN) apresenta uma dica para que os futuros gestores públicos e integrantes do parlamento sejam candidatos empreendedores, valorizem a atuação de pequenos negócios inovadores locais, modernizando o setor público e fomentando o uso de recursos naturais de forma sustentável.