15 de Março de 2025

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Paraná propõe rodeio em São Carlos

Paraná propõe rodeio em São Carlos

20/02/2013 18h48 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Paraná propõe rodeio em São Carlos

O Vereador Idelso Marques de Souza Paraná (PHS) apresentou projeto de lei que regulamenta a realização do rodeio na cidade. Segundo o vereador, o projeto de lei cria normas que favorecem a prática do rodeio, tendo como amparo a Legislação Federal e Estadual. “Não há em São Carlos empecilho na Legislação Municipal que impeça o evento”.

 

Paraná observou que o projeto de lei proposto é mais abrangente que os demais, inclusive comparado ao de Barretos, “pois estipula normas e sanções não inclusas na Legislação Municipal que regula a festa na cidade de Barretos”. Ele ressaltou que o evento de Barretos foi reconhecido pela Presidente da República, Dilma Rousseff, que promulgou a Lei Federal nº 12.489/11, atribuindo à cidade o título de “Capital Nacional do Rodeio”.

“Peço para as pessoas que realmente se preocupam com os animais e principalmente os meus colegas vereadores, que comparem a Lei Federal nº 10.519/02 e a Lei Estadual nº 10.359/99 com o projeto de lei de minha autoria, para constatarem que tive o cuidado de aumentar ainda mais a abrangência da lei à proteção e defesa dos animais e da própria estrutura do evento”, informou o vereador.

De acordo com Paraná, o rodeio em São Carlos já é permitido, “este projeto de lei só irá regulamentar o evento no âmbito do Município, onde já deveria estar sendo realizada a festa há muito tempo”.

Conforme o vereador, o projeto de lei não tem como objetivo autorizar o rodeio na cidade, pois o evento já é permitido, “o intuito é impor regras ainda mais abrangentes que as já existentes, impedindo que haja maus tratos dos animais e que o evento tenha estrutura necessária para garantir a segurança do público”.

Em relação à consulta pública realizada no ano de 2010, pela Câmara Municipal, em que a maioria da população se posicionou contra o rodeio na cidade, Paraná disse que “a maneira adotada pela Câmara Municipal para a realização da consulta não foi democrática de fato, pois não possibilitou a participação de toda a população são-carlense, por isso o resultado contrário ao rodeio”.

“Nós vivemos em um Estado democrático de direito e não podemos desconsiderar a opinião de nenhuma classe social, como foi feito nesta consulta pública de 2010”, explicou Paraná. Ele ainda comentou sobre a consulta pública de 2010 que “no meu entendimento, as pessoas que realmente são favoráveis ao rodeio não foram consultadas, pois não tiveram acesso por diversos fatores, essas pessoas são da periferia, de classe social mais baixa, moradores da área rural, os verdadeiros amantes do rodeio, entre outras classes”.

O projeto de lei entrará na pauta da sessão da próxima terça-feira (26), onde será lido e enviado para as comissões competentes, de modo a receber os respectivos pareceres para entrar em votação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
18 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Alto Escalão
Alto Escalão
12 anos atrás

Totalmente contra rodeio nessa cidade!

O Boi que vai pular não leva público senhor vereador paraná, o que leva público são artistas, você foi muito mal nessa sua reivindicação, mal assessorado e mal informado como sempre, está na câmara para baderna apenas, porque não propôs a volta da FACISC uma feira agropecuária, industrial e comercial.

Povo de São Carlos, pelo amor de DEus não votem mais em Paraná.

Priscilla
Priscilla
12 anos atrás

Uma vergonha!!!!! Por que não se preocupam com projetos para melhorar a educação e a segurança na cidade??? Espero que os outros vereadores tenham consciência e não vão na onda desse vereadorzinho que está querendo se promover à custa dos animais indefesos!!! Rodeio não é cultura, é TORTURA!!!!!!

Aristeu Becaro
Aristeu Becaro
12 anos atrás

Não existe rodeio sem crueldade. Os Animais são Criações de DEUS.
ODEIO RODEIOS .
Em São Carlos JAMAIS iremos permitir !

jose
jose
12 anos atrás

sera que o vereador PARANA não tem coisa mehor para ele se preocupar .,, eita voto perdido

contra tortura
contra tortura
12 anos atrás

http://www.avaaz.org/po/petition/Sem_rodeio_em_Sao_Carlos/?pv=9

Por que isto é importante :

Se você é contra vote agora e acabe com esse projeto.

começo ontem e já temos 534 assinaturas…ops 535 agora…e ta subindoooo….

eleitor
eleitor
12 anos atrás

Pobre povo de são carlos aguentar tanta ignorancia e mediocridade, realmente nossa cidade não merecia isso , é muito triste ver nossa cidade nas mãos de pessoas desse nivel.

pobre São Carlos
pobre São Carlos
12 anos atrás

eleitor, concordo com você
Esse cidadão que se diz vereador… coisa que não é, deveria se preocupar com saúde, educação.

Pelo visto ele adora o sofrimento dos animais…

Para mim, esse figura nem classificação tem…
Está na média da atual administração…

Ah… antes que apareçam os politicos… Votei no Altomani… O verba está na ordem certa: VOTEI….
Chega de aventureiros no comando de São Carlos, como PSDB, PT, PMDB….

cacilda
cacilda
12 anos atrás

Votaram errado, elegeram vereadores despreparados,analfabetos agora engulam as besteiras, só faltam mais 3 anos e 10 meses para se livrarmos deles.

joão amauri
joão amauri
12 anos atrás

HIPÓCRITAS DE PLANTÃO,
Vocês não sabem nada de Rodeio e ficam ai falando besteira, o Paraná ta certo mesmo
Ibaté tem rodeio e aqui não, qual a diferença do boi de lá e o daqui?

HIPÓCRITAS, Rodeio não mau trata os animais, vão estudar melhor o assunto para depois falarem

to contigo Paranazinho

contra tortura
contra tortura
12 anos atrás
Valmir Morais de Mattos
Valmir Morais de Mattos
12 anos atrás

Pode contar comigo vereador Parana, vamos colocar o rodeio em São Carlos Já… Nossa São Carlos esta igualzinho
o deserto não tem nada para fazer o ano inteiro.

Denise Fonseca
Denise Fonseca
12 anos atrás

QUE PENA TENHO DESSAS PESSOAS QUE INCENTIVAM TANTA MALDADE!!!ESPEREM E TERÃO O QUE MERECEM!!! e depois não culpem Deus ok?

Elisa
Elisa
12 anos atrás

CONTRAAAAAA!!!!! São Carlos é referência no respeito aos animais… e se depender de pessoas conscientes, Rodeio não entrará em nossa cidade… Vamos promover eventos culturais verdadeiramente dignos e justos – a época das arenas de shows sangrentos passou faz tempo… pena que não passou nas mentes ignorantes dos homens… Vamos ler, promover viradas culturais, shows bacanas… pelo amor de Deus, RODEIO é coisa de gladiadores cruéis…

Elisa
Elisa
12 anos atrás

É para isso que esse vereador quer o cargo? para falar besteiras? para incentivar a ignorância? para promover o desrespeito aos animais?
É para isso que é votado? Nossa, quanta gente sem consciência… Vão estudar vcs, adquirir cultura de forma mais íntegra… sem maltratar os pobres animais, que são fantoches nas mãos dos homens cruéis nesse show de horrores… vou lutar até o fim CONTRA OS RODEIOS… SEMPRE!!!!!

carla
carla
12 anos atrás

lastimável,existem outros tipos de eventos que são culturais de fato,ridículo os vereadores de são carlos e seus cumpinchas apoiarem isso,daqui a pouco vão querer trazer circo de novo com animais .

thiago
thiago
12 anos atrás

Parana pode ir em frente que vai dar tudo certo rodeio em são carlos, tem pessoas que fala demais, muita gente é a favor do rodeio em são carlos, em ibate tem pq em são carlos nao pode ter ?

Marceleza
Marceleza
12 anos atrás

Não sei porque existe Pesquisa de opinião Pública… já que em todas as realizadas em São Carlos – mesmo a da Câmara de Vereadores – apresentaram que a maioria dos cidadão não desejam esse tipo de evento na cidade !!!! (Exceto talvez aqueles que lucram com isso …)

marcelo
marcelo
12 anos atrás

sou a favor do rodeio,queremos eventos em são carlos temos que trabalhar mas temos que divertir também
os animais são todos saldavéis você que é contra gosta de falar b.., vai até um rodeio e olha os animais la no brete são todos gordo esperto, não ta machucado.

mas você que gosta de fala atoa quando passar um cachorro só pele e osso no seu portão da comida pra ele
isso você não faz né ainda toca o bichinho pra não ficar lá ou quando um ser humano de pedir um prato de comida você vira as costas né sabe porque

você é muito ruim não gosta de nada não sabe o que fala.

sou a favor do rodeio e outros eventos em são carlos.

plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x