Penha ganha apoio para criar Secretaria da Pessoa com Deficiência
O vereador Aparecido Penha (PPS), o presidente do Centro de Estudos e Pesquisa em Administração Municipal (Cepam), Lobbe Neto, a secretaria de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, e representantes de Ongs ligadas aos direitos das pessoas com deficiência foram a São Paulo, na última quinta-feira (6) para um encontro com subsecretario estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini. O grupo busca apoio do governo do Estado para a criação da Secretaria Municipal da Pessoa Deficiência e a vinda de unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) ou hospital da Fundação Luci Montoro para São Carlos. “A única cidade do interior que possui as duas unidades é São José do Rio Preto. É uma luta muito grande e esperamos que pelo menos uma dessas unidades seja instalada em São Carlos”, afirma.
Segundo o vereador, o encontro foi produtivo. Ele confirmou que se prontificou a apoiar a implantação da secretaria na cidade, garantindo que irá ajudar o vereador nessa luta. Ele também confirmou presença na audiência pública solicitada por Penha, com o objetivo de discutir as questões dos direitos aos deficientes. O encontro ainda não tem data marcada. “Também procuramos a deputada federal Mara Gabrilli, que é tetraplégica, para trocar experiências com outras pessoas com deficiência, que devem participar da audiência”, explicou.
EXAMINADORA – O vereador também solicitou a criação, em São Carlos, da Banca Examinadora Especial, que possibilita a obtenção e renovação de carteiras de habilitação pelas pessoas com deficiência. “Esse processo, hoje, é doloroso e burocrático para o tetraplégico ou pessoa com deficiência. Ele precisa procurar Araraquara ou outras cidades da região para conseguir a habilitação e essas cidades já possuem a sua demanda, o que torno o processo mais difícil. Temos médicos de São Carlos fazendo o curso de especialização nessa modalidade de habilitação e uma autoescola disposta a investimentos”, explica.