15 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Pepino descarta privatizar o Saae

Pepino descarta privatizar o Saae

08/12/2012 12h34 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pepino descarta privatizar o Saae

O industrial Sérgio Pepino, que irá presidir o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), afirmou categoricamente que a autarquia não será privatizada. Em tom de desabafo, ele disse que os comentários a este respeito são promovidos por pessoas maldosas que ao perder as eleições tentam agora desestabilizar a imagem positiva do prefeito eleito Paulo Altomani (PSDB).

 

Pepino afirmou ainda que o Saae é um patrimônio do são-carlense e que não caberia à nova administração colocá-lo nas mãos da iniciativa privada. Esta fala não é só minha, mas também do Altomani que projeta novos investimentos para o Saae.

“Temos a meta de diminuir o desperdício e aumentar a rentabilidade da autarquia para que possa investir na construção de nova estação de tratamento de água e um local de armazenamento que possa suprir o abastecimento e impedir a falta de água. O que está muito comum nesse momento”, afirmou Pepino.

Ele disse ainda que perto de 50% da água tratada hoje na cidade está sendo desviada do consumidor por conta dos vazamentos. Os recursos financeiros acabam minados também com esse problema, o que impede à gestão do órgão investir em projetos futuros.

O industrial elencou como prioridade, assim que assumir a autarquia, a efetiva consolidação das denúncias de falta ou vazamento de água que chegam ao Saae pelo telefone 0800. Partindo desses dados, ele visa mapear os problemas e deslocar as equipes aos pontos críticos.

“Altomani me apresentou também o desafio que é ampliar o tratamento do esgoto que por lei tem de atingir 100% na cidade até 2015. Quero implantar também uma nova distribuição de água unindo todos os reservatórios, como determinar o novo prefeito”, ressaltou.

O Saae assumiu perante ao Ministério Público Estadual o compromisso de tratar todo o esgoto da cidade até 2015. Segundo o atual presidente da instituição, Benedito Carlos Marquezin, hoje a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já chegou perto dos 85% do volume tratado. “Os 15% restantes necessitam da finalização da estação elevatória no bairro Cidade Aracy, região Sul, que ainda não tem o tratamento efetivo”, explicou ao ressaltar que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) vem emitindo laudos que comprovam a eficácia da ETE.

Pepino disse ainda que necessita tomar posse para ter em mãos os documentos que comprovem esses dados oficiais e saber qual a real situação do esgoto tratado de São Carlos.

Questionado pela reportagem do Primeira Página sobre como conseguir recursos financeiros para implantar tais projetos, Pepino afirmou que existem linhas de crédito disponíveis tanto no âmbito estadual como federal para o saneamento básico e que pretende lançar mão dessa verba para arregimentar o projeto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
PSY
PSY
12 anos atrás

Vamos deixar o pessoal assumir primeiro, pelo amor de Deus!! É incrível o que os perdedores fazem! Querem desestabilizar tudo, não se conformam, querem que a cidade exploda. Belos sancarlenses, hein!! Apenas espero que isto não seja motivo para subir as tarifas, apenas isso.

plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x