23 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Políticos seguem prometendo casas populares em São Carlos sem nenhuma entrega

Políticos seguem prometendo casas populares em São Carlos sem nenhuma entrega

Desde o início de 2023, população convive com promessas mas obras ainda não tiveram início

07/07/2024 05h54 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Políticos seguem prometendo casas populares em São Carlos sem nenhuma entrega

Os políticos de São Carlos seguem prometendo casas populares, mesmo sem entregar nenhuma delas até o momento. Diversos anúncios já foram feitos, porém nenhuma obra teve início ainda. Enquanto isso, a população que sonha com a casa própria aguarda aflita pelos sorteios e pela oportunidade de adquirir o próprio imóvel, a parcelas de baixo custo.

Tudo teve início em março de 2023, quando o então presidente da PROHAB, Rodson Magno do Carmo, promoveu um cadastramento habitacional, no Ginásio Milton Olaio Filho. O objetivo declarado era conhecer o déficit habitacional do município e a partir dos dados programar a busca de novos programas habitacionais junto aos governos estadual e federal.

Mais de 17 mil pessoas compareceram no cadastramento, mesmo enfrentando condições adversas, como filas embaixo de Sol forte e com altas temperaturas. A realização de tal cadastramento mexeu com o sonho de milhares de pessoas.

Até que, no final do ano de 2023, a Prefeitura anunciou que 400 apartamentos seriam construídos na cidade pelo Minha Casa, Minha Vida; no bairro Santa Felícia. Entretanto, a licitação para a construção das unidades habitacionais no Santa Felícia está suspensa por decisão judicial e o início das obras segue indefinido.

Além disso, a Prefeitura também anunciou que havia conquistado outras 240 unidades habitacionais, também pelo Minha Casa, Minha Vida, porém na categoria Entidades e 200 pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). No entanto, até o momento, ainda não há notícias do início das obras.

Na última semana, o município anunciou que assinou termo de adesão ao convênio com o governo do estado, para a construção de 880 unidades habitacionais ao aderir ao Plano Estadual de Habitação, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Wilson Jorge Marques, representando o prefeito Airton Garcia, assinou o convênio do Programa Casa Paulista, modalidade “Preço Social”, que prevê a parceria das três esferas de Governo (Estadual, Municipal e Federal) juntamente com a iniciativa privada, em terrenos públicos municipais e estaduais. Porém, ainda não há previsão para início das obras, que ainda dependem de diversas etapas preliminares.

“Depois de assinar o convênio, a Prefeitura de São Carlos vai desenvolver os projetos e estudos em parceria com o Governo do Estado de São Paulo que enviará uma equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação a São Carlos para definir em quais áreas de cidade serão construídas as moradias do Preço Social”, ressaltou o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Wilson Jorge Marques.

Por enquanto, o que existe de concreto são alguns políticos tentam obter dividendos eleitorais com o anúncio das casas, mesmo sem nada ter sido entregue ainda. Quem sofre com essa situação é a população mais humilde, que até agora não conseguiu ver sequer a colocação do primeiro tijolo do sonho de milhares de pessoas, que é a casa própria.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x