“Pombos e crianças dividem o refeitório da EMEB Ulysses Picollo”, afirma Lineu

Nesta sexta-feira (21), o vereador Lineu Navarro (PT) visitou a EMEB Ulysses Ferreira Picollo, no Residencial Eduardo Abdelnur, onde constatou a existência de uma verdadeira infestação de pombos, que dividem o espaço do refeitório com as crianças.
Segundo denúncias de pais e funcionários, a direção da escola vem solicitando providências desde o ano de 2023, mas até agora nada foi resolvido. Os funcionários reclamam que são obrigados a lavar quase diariamente o piso com os dejetos feitos pelos pombos, além do risco que a alimentação servida aos alunos corre de ser contaminada.
A escola atende 515 crianças durante o dia e 10 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite. O vereador também constatou a necessidade urgente de reformas na cozinha e na dispensa dos alimentos. “Ao vistoriar os outros espaços destinados à Alimentação Escolar, encontrei uma cozinha apertada e sem ventilação, com bancadas insuficientes. As cubas das pias são pequenas e cheias de vazamentos, as prateleiras estão sobrecarregadas, quase caindo. Além disso, os liquidificadores, o processador de legumes e um dos fornos estão quebrados. São diversos problemas na verdade nessa escola que é muito bonita, mas precisa de manutenção urgente”, ressalta o vereador.
Além da necessidade de sanar a infestação de pombos, também é urgente o fechamento do refeitório nas laterais, para tornar o espaço mais agradável nos dias de frio e chuva.
“E o trabalho por aqui não para: continuarei visitando as escolas da nossa cidade e atendendo às solicitações dos profissionais da educação, encaminhando as solicitações para a secretaria”, frisa o vereador.