PT lança caderno com diretrizes antirracistas para eleições municipais
Diretrizes dirigem-se a todas as candidaturas do Partido, negras e não-negras
A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo/ PT lança o caderno “Diretrizes para uma Cidade Antirracista”. Com o objetivo de aprimorar as plataformas de campanha dos pré-candidatos negros e negras, a SNCR apresenta, através da publicação, as Diretrizes para a Elaboração de Programas de Governo das Candidaturas Petistas nas Eleições Municipais de 2020.
“Embora o foco sejam as candidaturas negras, essas Diretrizes dirigem-se a todas as candidaturas do Partido, negras e não-negras, uma vez que as políticas de igualdade racial são reconhecidas como um dos eixos importantes dos governos e administrações petistas, e o combate ao racismo é um dos eixos integrantes do Modo Petista de Governar e de Atuação Parlamentar”, diz um trecho do capítulo de apresentação do caderno.
As diretrizes foram elaboradas pela Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, a partir de uma adaptação para o âmbito municipal das propostas elencadas no documento “O Brasil que o Povo Negro Quer”, que integrou o Programa de Governo da campanha presidencial de Fernando Haddad em 2018 e de contribuições de gestores de diversos níveis da administração pública.
Segundo a SNCR, também foram incorporadas as deliberações do 7º Congresso Nacional e do caderno de formação “O Modo Petista de Governar e de Atuação Parlamentar”, publicado pela Escola Nacional de Formação, bem como as experiências acumuladas de inúmeras administrações petistas.
“A elaboração do caderno envolveu a contribuição de diversas pessoas como militantes, dirigentes, acadêmicos e acadêmicas que doaram seu tempo para a construção das diretrizes que deverão ser incorporadas pelas candidaturas petistas em todo o país”, afirma Martvs das Chagas, secretário nacional de Combate ao Racismo.
O lançamento, que será feito via videoconferência a partir das 19 horas da quarta-feira, contará com a participação de Gleisi Hoffmann presidenta do PT; Martvs das Chagas, secretário nacional de Combate ao Racismo; William Habermann, coordenador de Programas para Juventude, Igualdade Racial e Segurança Pública da Fundação Friedrich Ebert; Nilma Lino, coordenadora do NAPP de Igualdade Racial da Fundação Perseu Abramo e Ramatis Jacino, docente da UFABC e coordenador do Grupo de Formulação de Textos da SNCR.