SAAE e Diretoria Regional de Ensino lançam ‘Selo Lobo-Guará’ em defesa do meio ambiente
Parceria inédita também reúne Prefeitura, Câmara e Ministério Público
Um termo de colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) e a Diretoria Regional de Ensino foi firmado nesta sexta-feira, 02/06, na Câmara Municipal, para consolidar e fomentar a educação ambiental na cidade, através das escolas da rede pública estadual. E o grande destaque foi o lançamento do Programa ‘Selo Lobo-Guará’, nas categorias ouro, prata e bronze, que será conferido as unidades escolares, sempre no mês de outubro de cada ano, como reconhecimento pelo trabalho em favor da sustentabilidade e desenvolvimento de projetos com foco na preservação da biodiversidade local.
OURO, PRATA E BRONZE – As escolas receberão os selos de acordo com as práticas realizadas, e precisarão atender a critérios de avaliação para obter os selos ouro, prata e bronze. Os critérios abrangem arrecadação de tampinhas e lacres, separação do lixo, economia de consumo de água, desperdício da merenda escolar, feira de ciências, projetos especiais, concursos, olimpíadas, número de embaixadores ambientais, composteira, espaços sustentáveis, criação e manutenção de hortas e inovação. Uma comissão formada por representantes do SAAE e Diretoria Regional de Ensino fará a avaliação anual para a manutenção ou não do selo, como também a evolução para nível superior.
AGENTES ENVOLVIDOS – A sessão na Câmara, presidida pelo vereador Azuaite Martins de França, que representou o presidente Marquinho Amaral, reuniu a Dirigente Regional de Ensino, Profa. Débora Gonzales Costa Blanco, o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, o vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz, e o comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, Capitão Rangel Moreira Gregório , além de vários diretores, professores e alunos de várias escolas que compõem a rede estadual em São Carlos.
O Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, comemorou mais uma iniciativa na área da sustentabilidade. “A experiência dos embaixadores ambientais foi uma ideia que deu muito certo, principalmente com relação aos incêndios e aos resíduos sólidos, e acredito que essa adesão do ‘Selo Lobo-Guará’ na parceria com o SAAE irá representar um suporte a mais nessa direção”. O vereador Azuaite Martins de França, presidente da sessão, revelou um desejo. “Espero que no próximo ano, consigamos ter aqui, também, as escolas da rede municipal e da rede particular. A pauta ambiental, hoje, é de todos.”
SAAE: PARCERIA ACERTADA – A Dirigente Regional de Ensino, Débora Costa Blanco, disse que foi um dia histórico. “Além da diplomação dos embaixadores ambientais 2023 conseguimos este outro grande salto de qualidade em prol da questão ambiental que foi o lançamento do ‘Selo Lobo-Guará’ com esta acertada e extraordinária parceria com o SAAE. Acredito que será uma união importante e esse esforço conjunto, inclusive com a ajuda sempre primordial e necessária da Promotoria do Meio Ambiente, vai permitir avanços expressivos e promoverá um diálogo importante com toda a comunidade, não apenas a escolar”.
Já o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, salientou que essa ideia tem tudo para dar certo e progredir. “Ainda podemos salvar o que tem salvação. A infância, a adolescência e a juventude são os grandes agentes de transformação e protagonistas de um novo olhar, um novo pensar e um novo agir para que todos nós consigamos um novo resultado na nossa relação diária com o meio ambiente. Estou otimista com a parceria e tudo o que estiver ao nosso alcance, com certeza faremos para ajudar na divulgação e consolidação do ‘Selo Lobo-Guará’ na cidade de São Carlos”.