PAULO MELLO
Da redação
A Prefeitura de São Carlos apresentou oficialmente, nesta terça-feira (16), o Mapeamento do Ecossistema de Inovação do município, durante evento realizado no Auditório do Paço Municipal. A plataforma consolida dados estratégicos sobre a economia local, incluindo setores produtivos, número de empresas, patentes, formação acadêmica, densidade demográfica e a distribuição das atividades econômicas por regiões da cidade, oferecendo um retrato detalhado do potencial de desenvolvimento do município.
O vice-prefeito Roselei Françoso (MDB) destacou que o levantamento permite compreender a economia real de São Carlos e planejar os próximos passos do crescimento urbano e econômico. “Esse mapeamento mostra para a gente um retrato da cidade, da real economia do município. Traz dados do setor de serviços, do setor industrial, do número de patentes solicitadas e das que já foram oficializadas. São Carlos ganha um retrato do seu potencial econômico para garantir, inclusive, os próximos passos”, afirmou. Segundo ele, o estudo evidencia o papel das universidades, da formação acadêmica e da concentração de mestres e doutores como fatores decisivos para atrair novos empreendimentos.
Roselei também ressaltou a relação direta entre o levantamento e a revisão do Plano Diretor. “Estamos vivendo um momento ímpar, com a discussão do uso e ocupação do solo. Essa é a principal legislação do município, porque ela pode restringir ou abrir possibilidades para garantir mais investimentos. A rodovia do desenvolvimento passa pelo planejamento”, disse. Para o vice-prefeito, os dados reforçam vocações estratégicas, como os setores industrial, médico e farmacêutico, e devem embasar decisões futuras. “Essas informações precisam, inclusive, ser compartilhadas com a academia e com o Ministério Público, porque podem representar uma mudança de paradigma no desenvolvimento da cidade”, completou.
O prefeito Netto Donato (PP) afirmou que a iniciativa reforça o papel do poder público como agente indutor do desenvolvimento. “O poder público não está só para não atrapalhar, ele está aqui para ajudar. E é isso que vamos fazer durante o mandato: oferecer dados para subsidiar as empresas que já estão em São Carlos e aquelas que querem se instalar aqui”, declarou. Segundo o prefeito, a criação e o fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foram passos fundamentais para que o município chegasse a esse estágio. “Essa secretaria foi criada, tomou corpo e hoje é pujante, já rendendo frutos para a população e para quem quer investir na cidade”, afirmou.
À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff explicou que a plataforma foi pensada para garantir políticas públicas baseadas em dados confiáveis. “Desde o início, nosso intuito foi fazer com que São Carlos trabalhe com dados seguros, para implementar políticas públicas de acordo com o que a cidade realmente demanda”, disse. Segundo ela, o mapeamento vai além de indicadores empresariais. “Nós temos informações sobre população, educação básica, ensino superior, formação específica, cursos de pós-graduação, além da localização do comércio e dos serviços. É uma gama de informações para São Carlos se conhecer e, sabendo quem é, definir onde quer chegar”, afirmou.
Paula também destacou que o diferencial da ferramenta está na organização territorial dos dados. “As informações estão concentradas por regiões da cidade. O cidadão pode acessar um bairro específico e mapear o sistema econômico daquele local, identificar o comércio existente, as patentes e as vocações produtivas. Funciona também como um mapa econômico e comercial da cidade”, explicou.
Responsável técnico pelo projeto, o presidente do Instituto de Informação para Inovação (I2I) e professor da UFSCar, Rogério Sá Ramalho, explicou que o portal tem acesso público e gratuito. “Essa ferramenta é um portal onde disponibilizamos dados estratégicos sobre o ecossistema de inovação, incluindo dados educacionais, empresas, ramos de atuação e as principais patentes geradas no município ao longo dos últimos anos”, afirmou. Segundo ele, o objetivo é apoiar decisões de investimento, estratégias de negócios e planejamento de carreiras. “Qualquer pessoa poderá acessar os dados e utilizá-los para tomar decisões. É uma plataforma completa para nortear a economia de São Carlos”, concluiu.
A plataforma já está disponível ao público e, de acordo com os organizadores, passa a ser uma das principais bases técnicas para o planejamento econômico, urbano e inovador do município nos próximos anos.
