“É hora de São Carlos voltar a ter um representante na ALESP”, afirma o parlamentar
Há mais de duas décadas São Carlos não conta com um deputado estadual para defender diretamente os interesses do município na Assembleia Legislativa de São Paulo. Para o vereador Elton Carvalho (Republicanos), essa ausência tem custado caro à cidade. Ele acredita que o momento é de união e de mobilização para que São Carlos volte a ter voz ativa na ALESP.
Em seu terceiro mandato como vereador, Elton é atualmente presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal e também preside a Frente Parlamentar de Defesa Animal. Servidor público da área da enfermagem há mais de 15 anos, ele tem pautado sua trajetória política no compromisso com o bem-estar da população e na busca por melhorias efetivas nos serviços públicos.
Segundo o parlamentar, a falta de um representante são-carlense no legislativo estadual limita o município no acesso a recursos, emendas parlamentares e diálogo direto com as Secretarias Estaduais.
“Quando temos um deputado da nossa cidade, o acesso ao governo do Estado se torna mais ágil e eficiente. Ganhamos na articulação política e na capacidade de investimento em áreas essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura”, explica.
Entre os exemplos práticos, Elton cita a necessidade de investimentos no AME, reforço nas Polícias Militar, Ambiental, Civil e Corpo de Bombeiros, além de avanços em unidades como a Delegacia da Mulher (DDM) e nas escolas estaduais, ETECs e na própria FATEC São Carlos. Desde 2017, Elton participa ativamente da luta por uma sede própria da FATEC.
Na época, junto ao então vice-prefeito Giuliano Cardinalli, viabilizou a doação de uma área de 33 mil m² no Ecotech Damha para a construção do novo campus. Também destinou recursos para o projeto arquitetônico e, com apoio da direção da Fatec, estudantes e professores, além da comitiva municipal liderada pelo prefeito Netto Donato, buscou junto ao governo estadual a licitação do projeto executivo, que deve ser anunciada em breve.
“A próxima missão é garantir que a construção da nova sede entre no orçamento do Estado para o próximo ano. Estamos falando de mais de R$ 40 milhões em investimentos. Mas, como não temos um deputado estadual, vamos precisar, mais uma vez, depender da boa vontade de parlamentares de fora”, ressalta.
Elton acredita que com representação direta, São Carlos poderá avançar muito mais rápido em projetos estruturantes e estratégicos. E lembra o exemplo de cidades vizinhas:
“Em lugares como Araraquara, a população vota em peso em candidatos da cidade. Eles elegem até dois deputados, e os resultados aparecem: obras, equipamentos, apoio contínuo. São Carlos precisa reencontrar esse caminho.”
Com formação em Gestão Empresarial e especialização em Administração Pública, Elton diz estar preparado para desafios maiores.
“Aprendi muito na Câmara. Tenho escuta ativa, pé no chão, diálogo com os bairros e com os técnicos. Se for da vontade da população no próximo pleito eleitoral, me sinto pronto para representar São Carlos também na Assembleia Legislativa”, conclui.