Secretária Lucinha Garcia conhece gestão voltada para PCDs da Prefeitura de Campinas e visita EMDEC
O programa campineiro foi lançado em maio deste ano
A Secretária Lucinha Garcia visitou a Prefeitura Municipal de Campinas (SP) na última quarta-feira, 24 de julho. O objetivo da viagem foi conhecer a gestão de recursos humanos da administração daquela cidade e as ações do programa que promovem o acolhimento do servidor com deficiência.
Lucinha Garcia foi recebida por Adriano Moraes Filho, assessor do Prefeito Dr. Dário Saadi, que explicou sobre como a instituição pública estimular todos os servidores públicos e colaboradores a ajudar a construir uma Prefeitura cada vez mais inclusiva.
O programa campineiro, que foi lançado em maio deste ano, pretende definir e adequar as atividades do processo de trabalho, levando em consideração as atribuições do cargo e a deficiência do servidor público. Além disso, a atual gestão subsidia as chefias a acompanhar o servidor durante o seu exercício funcional.
Trata-se de uma política afirmativa de inclusão desenvolvida após intensa capacitação da equipe de trabalho, além de pesquisa com os servidores com deficiência para compreensão das suas necessidades. Para isso, há o Departamento de Política, Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DPAIPD) que coloca o programa em prática.
Dos 16 mil servidores da Prefeitura de Campinas, 213 se autodeclaram com deficiência. “Nós acreditamos que os servidores são implementadores de políticas públicas e é essencial que eles também sejam acolhidos, e é isso que podemos levar para a gestão de recursos humanos de São Carlos”, afirmou Lucinha. “Tenho certeza de que esse programa vai trazer bons resultados para a promoção da saúde do servidor.”
Durante a tarde, a Secretária da Pessoa com Deficiência de São Carlos esteve na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) que é uma empresa de caráter misto, responsável pela gestão de trânsito e transportes na cidade de Campinas.
Na EMDEC, Lucinha foi recepcionada pela diretoria da empresa: Thaís Faria Ramos da Costa, diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente; Engenheiro Paulo Conde, coordenador da área de Manutenção, e Luís Carlos Sardinha, diretor de Operações.
Foi em parceria com a EMDEC que a Prefeitura de São Carlos adquiriu a tecnologia necessária para implantar o primeiro semáforo sonoro para deficientes visuais da cidade no Calçadão da General no cruzamento com a Rua Episcopal.
A concretização do projeto realizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) levou o Prefeito Airton Garcia Ferreira receber este ano o prêmio “Prefeito Inovador” e fez da cidade de São Carlos o principal destaque na etapa estadual da 4ª Edição do Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana para municípios acima de 100 mil habitantes.
Acompanharam a Secretária Lucinha Garcia na comitiva são-carlense que esteve na visita à Prefeitura de Campinas e à EMDEC o Chefe de Gabinete da SMPDMR, Dante José Nonato, e o servidor João Ricardo Affonso, da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas.