Secretário da Fetam comenta filiação
Um dos principais articuladores do acordo, Pedro Wilson Taglialatela, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Ibaté e secretário Executivo de Organização e Política Sindical da Fetam (Federação dos Trabalhadores da Administração do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo) ainda ressaltou o posicionamento da CUT em apoiar o Sindspam na filiação, finalizando, momentaneamente, a discussão.
“Eu acho que o Sindspam encaixa na Fetam. Então eu vim falar com o Adail para poder negociar a vinda do sindicato para a CUT”, disse.
Ao final, Fiorio falou acerca da aproximação da central junto ao Sindicato dos Servidores Públicos e os motivos que levaram à proposta de filiação, que partiu da CUT e não do Sindspam.
“Aqui no Estado de São Paulo nós temos um trabalho planejado na questão sindical. Nós estamos vivendo um cenário de acirramento na disputa sindical e a CUT, que é a maior força sindical brasileira, desenvolve uma política nacional e estadual. Aqui no Estado de São Paulo, através dos ramos municipais, nós fazemos um trabalho de fortalecer nossos sindicatos, mas também temos uma política de aproximação e visitar sindicatos que podem se filiar à CUT. No caso do Sindspam, nós temos o dirigente do ramo numa cidade vizinha, que é Ibaté, que é o Pedro, que faz esse trabalho na região, de visitar sindicatos. Ele fez uma visita ao Sindspam e fez o convite e nós estamos conversando há meses a cerca da filiação”, pontuou.
Adail Alves de Toledo, presidente do Sindspam.
Adail ainda falou acerca da importância da filiação e os benefícios futuros que serão proporcionados aos servidores. “Nós éramos afiliados à CGTB. No transcorrer desse período de filiação, nós nunca encontramos uma central que era voltada ao servidor público. E nós estávamos procurando uma central que atendesse nossa demanda, porque um sindicato sem central é difícil de conseguir uma evolução. Quando houve o convite para dialogar com a CUT, eles acenaram que são voltados ao servidor público. E vendo tudo o que foi oferecido, de acréscimo ao sindicato, sobre como lutar pelo direito dos servidores e a profissionalização do sindicato, a proposta de filiação foi ideal”, afirmou.{jcomments on}