Tarcísio de Freitas lidera disputa pelo governo de São Paulo em 2026
O levantamento sugere que o político está bem posicionado para a reeleição, com uma vantagem significativa sobre seus concorrentes
Uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta quinta-feira (21) aponta que, se as eleições para o governo de São Paulo acontecessem hoje, o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lideraria a disputa com 40,5% das intenções de voto. O levantamento sugere que o político está bem posicionado para a reeleição, com uma vantagem significativa sobre seus concorrentes mais próximos.
No cenário apresentado, o ex-deputado Pablo Marçal (PRTB) aparece em segundo lugar com 20,5%, seguido por Márcio França (PSB), que obteve 12,6% das intenções. Alexandre Padilha (PT) aparece com 7,7%, enquanto Filipe Sabará, sem partido, tem 1,4%. Além disso, 12,2% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 5% não souberam ou não responderam.
A pesquisa considerou diferentes cenários, com a inclusão de outros possíveis candidatos. No Cenário 1, que é o mais provável, o atual governador Tarcísio de Freitas aparece com 40,5%, seguido por Marçal (20,5%) e Márcio França (12,6%).
Já no Cenário 2, com a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ele e Marçal disputam a liderança, com 28,3% e 27,2%, respectivamente. Márcio França vem em seguida com 14,6%, enquanto Alexandre Padilha soma 7,7%. Outros candidatos somam índices menores, e 14,7% dos entrevistados se declararam indecisos ou optaram por votos brancos/nulos.
No Cenário 3, com a inclusão de Guilherme Derrite (PL), secretário da Segurança Pública de São Paulo, a liderança continua com Pablo Marçal (32,5%), seguido por Márcio França (17%) e Derrite (9,4%). Padilha tem 8,8%, e os votos em branco/nulos chegam a 23,5%, um aumento em relação aos outros cenários.
A pesquisa, que foi realizada entre os dias 15 e 19 de novembro, ouviu 1.684 pessoas de 88 municípios do estado de São Paulo. Com uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais e um grau de confiança de 95%.