Nesta terça-feira (24), Leandro realizou uma live nas redes sociais, indo até a Central de Polícia Judiciária (CPJ), de São Carlos para cumprir a pena. “Quanto mais cedo eu pagar a pena, mais cedo eu saio e dou continuidade aos meus projetos. Eu fiz uns desenhos que ultrapassaram os limites das críticas, ou seja, eu errei. Agora só quero cumprir e ficar zerado com a justiça”, declarou o vereador.
Segundo informações da assessoria do vereador, o parlamentar não ficou detido por não estar no sistema.
O OCORRIDO
O vereador Leandro do Amaral, conhecido como Leandro Guerreiro (PL), foi condenado pela 3ª Vara Criminal de São Carlos a 1 ano, 7 meses e 6 dias de reclusão e 4 meses e 20 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, além do pagamento de 30 dias-multa no valor mínimo. A sentença, que já transitou em julgado, refere-se aos crimes de injúria e difamação com motivação religiosa, cometidos contra um membro da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Segundo o processo, em julho de 2022, Leandro publicou em grupos de WhatsApp, incluindo o “SancaZap” com 159 participantes, charges e textos ofensivos que atacavam diretamente a vítima. O material associava o integrante da igreja a práticas como corrupção e satanismo. Em uma das imagens, a vítima era retratada dormindo com uma Bíblia, enquanto um anjo a acusava de “se comportar como prostituta política”. Em outra charge, era chamada de “Crentelho Retangular” e aparecia em um caldeirão ao lado do diabo. Além disso, as mensagens incluíam ataques ao pastor da igreja, acusado de “não salvar ninguém”.