Rafaela é prata no Mundial de Judô
Rafaela Silva conquistou a terceira medalha do Brasil no Campeonato Mundial de Judô, que está sendo disputado em Paris. A atleta de 19 anos fez a segunda decisão feminina para o judô feminino na história (depois de Mayra Aguiar, em 2010) e ficou com a medalha de prata ao perder a final para a japonesa Aiko Sato. Rafaela se junta a Leandro Cunha (prata/66kg) e Sarah Menezes (bronze/48kg) no pódio de Bercy. Já são 26 medalhas brasileiras em mundiais da modalidade.
“Claro que eu treinei para ganhar a medalha de ouro. Mas a prata foi boa também”, resumiu Rafaela Silva. “Evolui bastante no último ano, ganhei motivação e minha meta, agora, é treinar para a medalha olímpica em Londres 2012”, completou.
Seu caminho até a prata não foi fácil. Começou com ninguém menos do que a atual campeã olímpica, a italiana Giulia Quintavalle. Rafa repetiu o feito do Grand Prix de Dusseldorf, no começo do ano, e bateu a adversária (wazari). O segundo combate foi contra a espanhola Concepcion Bellorin, a quem a brasileira venceu por ippon. Contra a medalhista de bronze do Mundial 2010, Ioulietta Boukouvala (GRE), a vitória foi por hansokumake (4 punições). Daí até a final foram mais dois ippons: contra a alemã Miryam Roper e contra a americana Marti Malloy.
Nascida na Cidade de Deus, Rafaela começou no judô aos cinco anos, na associação de moradores da comunidade para, mais tarde, entrar na ONG Instituto Reação, do medalhista olímpico Flavio Canto, sempre tendo Geraldo Bernardes como treinador.
Foto: Michel Spingler/AP/AE{jcomments on}