Rede Sanca integra universidades com troca de dados através de internet de alta velocidade
Aconteceu no final desta manhã, por volta das 11h45, a inauguração da Rede Metropolitana de São Carlos, batizada de Rede Sanca. O evento ocorreu no teatro Florestan Fernandes da UFSCar e reuniu diversas autoridades, inclusive das universidades e centros de pesquisa do município. A rede Sanca irá unir os centros de pesquisa e extensão de São Carlos (USP, UFSCar. Embrapa e Unicep) além do Sistema de Saúde. As instituições irão contar com internet de 1 gb/s. A princípio a rede irá beneficiar os pesquisadores destas instituições e gradativamente a população usuária do sistema municipal de saúde. A Rede foi anuncia em 2007 e só se concretizou 4 anos depois.
“Foi uma batalha muito grande da nossa parte, pois essa rede estava restrita às capitais brasileiras”, lembra Barba. “Felizmente tivemos êxito e agora podemos comemorar esse grande avanço para São Carlos melhorar ainda mais sua infraestrutura tecnológica”, enfatiza o prefeito Osvaldo Barba (PT) que participou do evento. A Rede Sanca faz parte da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização responsável pela Internet acadêmica nacional (rede Ipê). A Rede Sanca é a primeira rede de alta velocidade a ser inaugurada como parte do Programa de Expansão da Redecomep. Ela possui 27 quilômetros de extensão e interliga sete instituições em velocidade de 1 Gbps/segundo.
O gerenciamento em São Carlos será feito por consórcio das seguintes instituições: UFSCar, líder do consórcio; USP; Embrapa Instrumentação e Pecuária Sudeste; Hospital-Escola; ParqTec; Unicep; Centro Municipal de Especialidades (CEME); Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), além de outras instituições em processo de interligação, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Paço Municipal, Parque Tecnológico Dahma, Companhia Paulista de Força e Luz, entre outros.
Para a criação e implantação dos pontos, houve um investimento de R$ 780.000,00 oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, via RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
Cidade Digital
São Carlos já é considerada a 7ª cidade mais digital do país pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás (CPqD) graças aos serviços online que a Prefeitura oferece. Porém a cidade ainda não oferece banda larga gratuita aos moradores como acontece na cidades vizinhas de Rio Claro e Araraquara.