7 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > São Carlos e o provável cenário eleitoral em 2016

São Carlos e o provável cenário eleitoral em 2016

17/01/2015 12h27 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
São Carlos e o provável cenário eleitoral em 2016

Parece distante, porém o processo eleitoral de sucessão municipal no Brasil está próximo. Os atuais prefeitos já administraram seus respectivos municípios durante 24 (vinte e quatro meses). Se abordamos o tema sucessão municipal incluímos no contexto geral o provável cenário eleitoral de São Carlos em 2016.

O atual prefeito, Paulo Altomani depois de dois anos a frente da prefeitura municipal de São Carlos deve estar planejando junto aos aliados sua possível reeleição. Teve períodos de turbulência com sua base aliada no Parlamento e foi constantemente criticado nas redes sociais. Sofre neste momento uma adversidade política interna e ao que tudo indica seu partido PSDB está dividido entre o grupo do deputado federal Lobbe Neto, aliado de Marquinho Amaral e o seu grupo. Iniciou 2015 com comportamento diferente nas relações políticas

O Partido dos Trabalhadores (PT) não teve êxito na reeleição do deputado federal Newton Lima, ex-prefeito entre 01/08 que deixou o governo com mais de 91% de aprovação de sua administração. Dentro do partido o nome que é recorrente nas disputas internas é o do vereador Lineu Navarro, que exerce o quinto mandato de vereador e teve passagem pela Presidência da Câmara.Somam-se aos nomes acima mencionados outras possibilidades, entre elas o ex-prefeito Barba, ex-secretário municipal João Pedrazzani e o ex-diretor da Anvisa Dirceu Barbano.

Outro nome forte e que disputa a eleição da sua vida é o suplente de deputado estadual pelo PSB,empresário Airton Garcia. Conquistou na eleição de 2014 aproximadamente 29 mil votos como candidato a deputado estadual. Preterido pelo DEM, e sem legenda para disputar a eleição de 2012, Airton é adversário dos mais radicais do atual governo. Tem criticado esporadicamente Altomani e alguns secretários municipais. Reserva uma grande mágoa pessoal em relação ao vereador Júlio Cesar, o qual é acusado de arquitetar a exclusão de Garcia da eleição passada numa composição com o PSDB.

Outro nome que aparece nos bastidores político é do ex-prefeito e empresário João Octávio Dagnone de Melo. Prefeito em duas oportunidades alternou sua aprovação perante o eleitorado. Hoje é filiado ao PSD, vinculado ao ex-prefeito e Ministro das Cidades de São Paulo Gilberto Kassab e procura manter bom relacionamento com diversas lideranças políticas. Em algumas oportunidades externou seu desejo de voltar a disputar a eleição de prefeito no município de São Carlos.

Marco Antonio Amaral, vereador por quatro mandatos e ex-presidente da Câmara Municipal de São Carlos tem afirmado em suas entrevistas que deseja concorrer à eleição de 2016 ao Executivo municipal. Está filiado no PSDB e tem como adversário na agremiação partidária o atual prefeito Paulo Altomani. Deve disputar a presidência do PSDB em 2015 e tem o apoio dodeputado federal Lobbe Neto. Éconsiderado uma nova liderança no cenário político local, tendo se destacado no último biênio como Presidente do Legislativo local

Não pode ser desprezado no cenário de 2016 o vereador Júlio Cesar do DEM. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Planejamento e Gestão durante 15 meses. Na eleição de 2014 saiu candidato a deputado estadual e sem apoio de lideranças políticas do município e num processo de isolamento no seu grupo sozinho atingiu a marca de aproximadamente 20 mil votos.

Com este provável cenário eleitoral em 2016 me arrisco a dizer que teremos uma disputa eleitoral acirrada. O PMDB, um dos maiores partidos do município, com quatro parlamentares na Câmara Municipal poderá lançar candidatura própria. Todos os nomes mencionados tem densidade eleitoral suficiente para figurar no processo. Entretanto, o(s) candidato(s) que tiver competência para viabilizar composições e coligações significativas certamente saíra na frente. Neste cenário não dá para afirmar categoricamente quem é o candidato favorável do eleitorado de São Carlos. Esperamos uma enorme festa da democracia, consolidada em nosso país e um voto cada vez mais consciente do eleitor de uma cidade de destaque no cenário nacional pelo sua qualidade de vida e pelas importantes instituições instaladas em nosso território. Que vença a vontade do povo!

 

(*) Ex-Presidente da Câmara Municipal

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x