São Carlos tem 1,6 veículos por pessoa
Dados do Denatran mostram que a cidade de São Carlos possui mais de 135 mil veículos entre automóveis, motos, caminhões, ônibus e caminhonetes. As informações são de janeiro a setembro Foram 6.028 veículos a mais do que janeiro de 2011. De acordo com o delegado da Ciretran de São Carlos, Mauricio Dotta, o ano médio da frota na cidade é de 20 anos.
São Carlos média de 1,6 veículos por pessoa, considerada pelas autoridades de trânsito uma média Européia. O excesso de veículos nas ruas causa congestionamentos nos horários de picos, em pontos específicos da cidade. A secretaria municipal de Trânsito e Transporte, de acordo como prefeito Oswaldo Barba, busca alternativas para reduzir os locais onde há aglomeração de veículos.
Durante o Dia Mundial sem Carro, Barba, afirmou a reportagem do Jornal Primeira Página que o grande número de carros na rua mostram o potencial econômico da cidade, porém trás alguns prejuízos como o congestionamento. “Precisamos investir mais no transporte público para que as pessoas possam deixar o carro em casa. Estamos preparando uma ação para isso. Há necessidade da mudança de hábito”, disse o prefeito na ocasião.
A preocupação das autoridades tem um grande motivo, nos últimos dois meses foram emitidos 719 novas CNH (Carteira nacional de Habilitação). Indiretamente significa mais pessoas dirigindo veículos pelas ruas.
São Carlos não foge ao fenômeno nacional dos “motoristas individuais”, ou seja, para se deslocar ao trabalho, ou ao centro da cidade, pessoas utilizam sozinhas seus veículos. “Já existe a necessidade das pessoas em São Carlos darem caronas para vizinhos, amigos de trabalho que moram próximo. Com essa ação iremos tirar carros das ruas”, disse o prefeito.
Ciclovias – Outra ação para diminuir o número de carros nas ruas é a construção de ciclovias. Apesar de uma geografia que dificulta o ciclismo, a prefeitura vai construir novos espaços para que os ciclistas possam trocar o carro pela bicicleta.
“Temos projetos para criar as novas ciclovias. E vamos fazer. A prefeitura vai investir em transporte alternativo para melhorar o nosso transito, afirmou Barba. (JEFERSON VIEIRA){jcomments on}