7 de Abril de 2025

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > TORPEDOS – 02/04/2025

TORPEDOS – 02/04/2025

Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região

01/04/2025 23h53 - Atualizado há 5 dias Publicado por: Redação
TORPEDOS – 02/04/2025

ESTACIONAMENTO

Moradores e comerciantes do Castelo Branco procuraram a coluna e questionaram a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana sobre a possível proibição de estacionamento no canteiro central da Rua Vicente Pelicano, enquanto na Rua Germano Fehr Júnior, que é perpendicular e possui a mesma configuração, o estacionamento deve continuar sendo permitido.

 

PAU QUE BATE EM CHICO…

O secretário da pasta, Michael Yabuki, informou à coluna que o estacionamento no canteiro central da Rua Germano Fehr Júnior foi autorizado pelo ex-secretário Coca Ferraz e devidamente regulamentado. No entanto, moradores e comerciantes questionam: se lá pode, por que na Rua Vicente Pelicano não vai poder mais?

 

…BATE EM FRANCISCO

Yabuki foi bastante atencioso ao esclarecer a situação, mas pedimos que ele reveja essa decisão. Ou proíbe em ambas as vias, ou deixa liberado também na Vicente Pelicano. A proibição vai prejudicar comerciantes e motoristas em uma região de grande movimento, sem trazer qualquer benefício prático. As ruas são largas, não há residências no trecho afetado! Pensa com carinho, secretário!

 

REAJUSTE E POLÊMICA

Em entrevista nesta terça-feira (1º), o prefeito Netto Donato detalhou as medidas adotadas para o reajuste salarial dos servidores e respondeu às críticas e ameaças de paralisação do sindicato.

 

PARALISAÇÃO E RIGOR

Ontem, cartazes em escolas alertaram sobre a suspensão das aulas. Netto Donato classificou a atitude como “desrespeitosa” e garantiu rigor: servidores que não comparecerem terão falta. Ele ressaltou que os salários estão em dia e que o reajuste, somado aos benefícios, é o maior da região.

 

REFORMA E POLITIZAÇÃO

O prefeito acusou setores do sindicato de politizarem a discussão, citando a influência de membros ligados ao PT, como o caso de um vereador de São Carlos e outro até de Ibaté. “Não vou aceitar política partidária infiltrada no sindicato”, disse, elogiando o diálogo com o presidente do Sindspam, Adail Alves de Toledo.

 

PRESSÃO E CONFUSÃO

No período da tarde, “servidores” foram à Câmara para pressionar os vereadores, mas a manifestação acabou atrapalhando o andamento da sessão. A situação foi tão tumultuada que o presidente da Casa, Lucão Fernandes, afirmou que os presentes não pareciam servidores, mas sim militantes partidários.

 

ATAQUE AOS SERVIDORES

Leandro Guerreiro criticou os servidores presentes na Câmara, afirmando que “os que merecem aumento são os que não se submeteram ao sindicato petista, vinculado à CUT, e continuaram a trabalhar nas escolas”, afirmou. Ele também disse que Netto Donato não é apenas um prefeito, mas um “pai para aqueles servidores”, insinuando que, caso ele fosse o prefeito, os servidores não teriam recebido aumento algum.

 

CRÍTICAS E PARABÉNS

Leandro afirmou que usaria os recursos para investir em melhorias para a cidade, em vez de conceder aumento aos servidores. Ele chamou os servidores presentes na Câmara de “desocupados” e sugeriu que o prefeito descontasse os dias em que não trabalharam. Por outro lado, parabenizou os servidores que seguiram trabalhando e fez uma clara distinção, elogiando-os e criticando os demais.

 

CRÍTICA AOS SERVIDORES

O líder do governo, Gustavo Pozzi, acusou os servidores presentes de não serem democráticos, mas partidários, apontando que eles aplaudiram apenas os discursos dos vereadores de esquerda. Furioso, pediu que o presidente Lucão Fernandes esvaziasse o plenário. “Falam de espaço de fala, mas não respeitam a minha fala. Isso é uma democracia?”, disparou.

 

RAQUEL ORGANIZADORA?

A petista Raquel Auxiliadora deixou escapar que estava envolvida na organização da manifestação dos servidores. Quando os manifestantes ameaçaram deixar o plenário, ela pediu desesperadamente, “pelo amor de Deus”, para que não os deixassem sair. O que ela não contava é que o microfone estava aberto, revelando todo o seu desespero ao vivo, na transmissão. Depois dizem que o assunto não virou politicagem!!

 

CRONOGRAMA E PEDIDO DE RESPEITO

Edson Ferraz (MDB) fez um discurso lembrando que, quando Airton assumiu, os salários estavam atrasados. Destacou que São Carlos oferece o maior valor de ticket alimentação da região e pediu respeito quando os servidores interromperam sua fala durante a manifestação, impossibilitando a continuidade de seu discurso. “Pedem respeito, mas não respeitam!”, afirmou.

 

REAJUSTE APROVADO

Após toda a discussão, gritos, xingamentos e o desespero da oposição, o reajuste salarial foi aprovado pela maioria dos vereadores, com exceção da ala esquerda da Câmara, que rejeitou a proposta.

 

FALA DO SINDSPAM

O vice-presidente do Sindspam, Lucinei Custódio, se manifestou ao final da votação. “Viemos aqui para pedir que a Câmara não votasse e nos desse a oportunidade de reabrir as negociações, buscando um aumento real para os servidores”, afirmou. “Ficamos chateados por não atenderem nosso pedido de suspender a votação. Não foi o resultado esperado”, completou.

 

BALDE DE ÁGUA FRIA

A aprovação do reajuste trouxe frustração para o Sindspam e os servidores. Tanto que, após a votação, durante a assembleia na Praça Coronel Salles, os servidores decidiram não entrar em greve.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest


0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x