PARCERIA INTERNACIONAL
O prefeito Netto Donato (PP) anunciou, diretamente da Argentina, uma parceria promissora para São Carlos. A gigante Crucianelli, que já atua com o grupo Piccin, firmou um Memorando de Entendimento com a Prefeitura para a expansão de suas operações no Brasil — tendo São Carlos como destino.
SÃO CARLOS NO MAPA
A articulação coloca São Carlos em destaque no cenário internacional. A expectativa é de que a cidade receba novas instalações da Crucianelli, fortalecendo o setor industrial e ampliando conexões globais.
EMPREGO E ECONOMIA
Com o acordo, projeta-se a geração de empregos e o aquecimento da economia local. A chegada da multinacional reforça o potencial de São Carlos como polo tecnológico e industrial.
NOS HOLOFOTES
“São Carlos está sendo colocada no holofote para o mundo”, declarou Netto Donato nas redes sociais. O movimento busca consolidar a imagem da cidade como referência em inovação e oportunidades.
RELEASES
Pelo jeito, o presidente interino da Câmara, Bruno Zancheta (Republicanos), não acatou nossa sugestão para facilitar o trabalho da imprensa são-carlense. No seu último dia no comando, vieram mais dois releases de agendas institucionais separados. Haja fôlego!
EX-PRESIDENTE?
Nada mais nos surpreende se Bruno Zancheta exigir que sua foto seja colocada na Galeria dos Ex-Presidentes da Câmara. Afinal, foram quatro intensos — e midiáticos — dias no comando do Legislativo. Acabou?
IRREGULARES
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo julgou irregulares as contas de 2023 da Câmara Municipal de São Carlos. O atual presidente da Casa foi notificado e deverá tomar as providências cabíveis para cumprir integralmente a decisão da Corte paulista.
EXONERADA
Rayani Mariana Alves Soprano foi exonerada do cargo comissionado de diretora do Departamento de Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal.
MUDANÇAS
Houve mudança na Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude: Jorge Luís Negretto deixou o cargo de chefe de gabinete. Quem assume a função é Jhonatan Tomaz de Aquino.
ANDANÇAS
O ex-deputado federal Lobbe Netto vem marcando presença em diversos eventos da cidade e da região. Os bastidores políticos já especulam que ele pode estar se movimentando para disputar as eleições de 2026.
ALINHAMENTO
Nesta semana, durante uma entrevista, Lobbe Netto afirmou que espera contar com o apoio do prefeito Netto Donato em uma possível candidatura. Caso confirme o projeto, o ex-deputado deve mirar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.
DE OLHO NAS DÍVIDAS
O vereador Djalma Nery (PSOL) protocolou requerimento solicitando que a Prefeitura e o SAAE divulgassem os nomes, CPF/CNPJ, valores das dívidas dos maiores devedores da autarquia. A medida visava ampliar a transparência e permitir o acompanhamento da cobrança judicial desses débitos.
TRANSPARÊNCIA NA MIRA
Segundo Djalma, o pedido tinha como objetivo fortalecer a fiscalização e a boa gestão dos recursos públicos. Ele destacou que a divulgação dos dados atende ao interesse coletivo e poderia ajudar na recuperação de valores que fazem falta no orçamento da autarquia municipal.
SIGILO MANTIDO
Porém, o SAAE negou o fornecimento dos nomes dos maiores devedores da autarquia. Em parecer jurídico, a Procuradoria do órgão alegou que a divulgação de dados infringe o direito à privacidade, protegido por leis como o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
DADOS PROTEGIDOS
Mesmo reconhecendo a importância da transparência e da fiscalização parlamentar, o SAAE afirmou que apenas a Justiça pode autorizar a quebra de sigilo dos inadimplentes. O parecer citou decisão do Supremo Tribunal Federal que veda a divulgação de dados pessoais por comissão parlamentar sem autorização judicial. Então tá, né?!