Torpedos-08/09/2024
Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos e região
Julgamento
Na madrugada de sexta-feira (6), foi divulgada a sentença do júri popular do “Caso da Retroescavadeira”, ocorrido em 2023. O funcionário do SAAE, Milton César Magalhães, foi condenado a 10 anos e meio de prisão pelo homicídio do colega Iébel Garcia Silva.
Julgamento 2
Havia uma expectativa de que a pena poderia superar os 20 anos. Porém, os jurados acolheram o argumento da defesa, de que Milton agiu sob “violenta emoção”. Agora, é aguardar os recursos…
Proposta
O candidato a prefeito Netto Donato (PP) propôs estender o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. “A população que trabalha durante o dia e não tem condições de se deslocar ao postinho no horário de expediente poderá ser atendida à noite também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”.
Proposta 2
Já o candidato Newton Lima (PT) falou de propostas para a juventude. “Abrir novos Centros da Juventude, investir no contraturno escolar e instituir o bolsa atleta. Essas são algumas das ações que planejamos para que os jovens tenham oportunidades e possam construir um futuro cada vez melhor”.
Proposta 3
O candidato do Novo, Mario Casale, realizou transmissão ao vivo nas redes sociais para tratar de gestão pública e combate à corrupção. “São Carlos, ano após ano se tornou referência em cidade com péssimas notas em gestão pública, não dá mais para aceitar isso!”, declarou Mario.
Pesquisa
O site São Carlos Agora anunciou que irá publicar, nos próximos dias, uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Statsol. Segue a expectativa nos bastidores políticos para os números.
Confirmada
A Justiça Eleitoral confirmou, na quinta-feira (5), o registro da candidatura a prefeito de Newton Lima (PT). Um pedido de impugnação foi apresentado pela Coligação Amor por São Carlos, mas não foi acolhido.
Recursos
O Governo de São Paulo liberou R$ 5,9 milhões para a contratação de serviços de monitoramento e combate a incêndios florestais com aeronaves. Os recursos destinados à Casa Civil vão auxiliar no enfrentamento das queimadas que se agravam por conta das condições meteorológicas adversas nas próximas semanas.
Alerta
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) alerta para um golpe que tem usado o nome da Justiça Eleitoral para captar dados pessoais. A mensagem falsa enviada por e-mail notifica sobre a necessidade de acessar um link fraudulento, supostamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para obter informações sobre a convocação de mesárias e mesários.
Alerta 2
O site produzido pelos golpistas solicita o CPF da pessoa para consulta sobre a convocação. O TRE-SP informa que a página é falsa e que a confirmação dos integrantes da mesa receptora de votos deve ser feita na área do(a) mesário(a), diretamente no site oficial do Tribunal.