TORPEDOS – 11/04/2025
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região

ENTREVISTA NA RÁDIO
Lucão Fernandes (PP), presidente da Câmara, concedeu entrevista à São Carlos FM para apresentar um balanço dos 100 dias da nova Mesa Diretora. Ele destacou o compromisso com a transparência, a modernização e a aproximação com a população.
MODERNIZAÇÃO EM PAUTA
O presidente ressaltou a digitalização das votações com uso de tablets, o fortalecimento das comissões permanentes e o avanço das frentes parlamentares. A Câmara também registrou um crescimento de 125% no Instagram — reflexo do investimento em novos canais de comunicação com os cidadãos.
PRÉDIO NOVO E CONCURSO PÚBLICO
Entre as ações mais relevantes citadas por Lucão estão o início do processo de desapropriação para construção da nova sede da Câmara e os estudos para a realização de um concurso público que visa recompor o quadro de servidores.
CAPACITAÇÃO
A gestão tem investido na capacitação dos servidores e obteve alto desempenho legislativo: foram aprovados projetos importantes, audiências públicas, moções, resoluções e indicações. Segundo Lucão, a prioridade é manter a Câmara eficiente, acessível e sintonizada com os desafios da cidade.
A VEZ DE NETTO DONATO
Após o presidente da Câmara apresentar o balanço dos 100 dias do Legislativo, agora é a vez do prefeito Netto Donato (PP) mostrar os resultados de sua gestão. A solenidade acontece nesta sexta-feira (11), às 9h30, no Teatro Municipal, com destaque para as principais ações realizadas neste início de mandato.
GRANDES EXPECTATIVAS
Com diversas autoridades convidadas, o Teatro Municipal foi escolhido para sediar o evento por sua capacidade de acomodar um grande público. A expectativa é de uma apresentação robusta, que reforce o compromisso do governo Netto Donato com a cidade — e mostre que os primeiros passos foram dados com trabalho e planejamento.
PARCERIA
O deputado Oséias de Madureira (PSD) tem se mostrado um verdadeiro aliado de São Carlos. Sempre acessível, o parlamentar tem atuado de forma ativa no apoio às demandas da cidade, especialmente nas áreas da saúde e da educação. “São Carlos tem sido uma referência para a gente”, afirmou.
APOIO FIRME
Durante agenda recente, Oséias reafirmou seu compromisso com a cidade e com a gestão do prefeito Netto Donato. “Conte com meu mandato, com o mandato da nação Madureira. Estamos juntos”, declarou o deputado, que tem sido um dos principais nomes na articulação de recursos e investimentos para o município.
REPERCUSSÃO
Depois que a coluna abordou a redução dos dias de coleta de lixo, choveu mensagem, e-mail e desabafo de moradores revoltados com a São Carlos Ambiental. A população quer saber de onde tiraram que a geração de lixo diminuiu na cidade.
MAU CHEIRO E RISCO
Com menos dias de coleta, o lixo apodrece nas calçadas. Mau cheiro, insetos e risco de doenças, fatalmente, farão parte da rotina. A cidade quer — e exige — uma reconsideração imediata dessa posição da São Carlos Ambiental.
DRONES
A Prefeitura de São Carlos contratou, em caráter emergencial, uma empresa especializada no uso de drones (VANTs) para mapear e identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e de outros transmissores de arboviroses. Nunca é tarde!
PARCÃO
Foi autorizada a contratação de empresa para construir o Parque Municipal de Convivência para Cães — o Parcão. Idealizado pelo ex-vereador Daniel Lima, o projeto ganhou aval oficial. Vereadores que tentam se apresentar como “pais da criança” chegaram atrasados.
MOÇÃO
O vereador Leandro Guerreiro (PL) protocolou moção de repúdio contra contratos do Governo Federal com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), que somam quase R$ 500 milhões, sem licitação, para a organização da COP30. Dinheiro jogado no ralo!
LINGUARUDO?
A coluna apurou que gente graúda do alto escalão não gostou nadinha de saber que o ex-vereador Rodson Magno anda pelos cantos da Prefeitura soltando críticas ao Jornal Primeira Página. O comentário não caiu bem — especialmente para quem esperava foco total no trabalho.
TEMPO SOBRANDO?
Com tantas demandas e serviços acumulados na pasta em que atua, a pergunta que não quer calar no Paço é: como Rodson Magno encontra tempo para ficar espalhando opiniões pelos corredores? Menos falatório e mais ação — é o que o povo espera dos seus representantes.