Torpedos – 12/01/2025
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
LAGOA SERENA
Como já adiantado por esta coluna, o Ministério Público de São Paulo instaurou um Inquérito Civil para investigar as causas do alagamento na Lagoa Serena. O promotor de Justiça, Flávio Okamoto, acompanhado de funcionários da Prefeitura, SAAE e Defesa Civil, fez uma vistoria técnica no local na última sexta-feira. Vamos aguardar!
CONTRATO ASSINADO
O prefeito Netto Donato assinou contrato com a Caixa para construir 400 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida. As obras começam em dois meses.
BENEFÍCIO GARANTIDO
Com investimento de R$ 60 milhões, as unidades atenderão famílias com renda de até R$ 2.850. Agora vai!
VIATURA DE FOLGA?
Aparentemente, a viatura da Defesa Civil resolveu adotar um horário comercial! Segundo informações recebidas pela coluna, o diretor Pedro Caballero estaria proibido de utilizá-la à noite e nos finais de semana. Imaginem só: enchentes e emergências agendadas para o horário de expediente! Esperamos que isso não passe de um mal-entendido, afinal, tragédias não tiram folga e nem marcam hora para ocorrerem.
CAFÉ AMARGO
Dizem que o café da manhã no SAAE, na última sexta-feira, teve um tempero diferente: uma pitada de desconforto. Após o comentário da coluna, alguns funcionários optaram por um silêncio estratégico, evitando até mesmo o burburinho nos corredores. Talvez tenham descoberto que, às vezes, é melhor engolir o café frio do que dar margem para mais Torpedos.
TURBULÊNCIA
Recebemos a informação que a calma nunca chegou para uma certa Secretaria Municipal, que continua em “turbulência”. Serviços ainda sem funcionar direito, funcionários insatisfeitos com o método de trabalho e a “gestão do tratamento”. A esperança é que a liderança da pasta consiga colocar as coisas no rumo… ou, pelo menos, tente.
171
O vereador Djalma Nery em mais uma operação digna de um seriado investigativo, postou em suas redes sociais sobre a fiscalização nos boxes do “Shopping Beira Rio”. Segundo relatos, há permissionários com raízes tão profundas que poderiam ser considerados patrimônio histórico do local.
171 II
Mas e o Decreto nº 171? Não fala sobre a rotatividade dos permissionários? Agora, o desafio é com o nosso Sherlock Holmes são-carlense: concluir as investigações e nos revelar o grande mistério dos boxes eternos! Porém, esperar o que de um Decreto 171?
SAIU DA TOCA
O sempre deputado Lobbe Neto finalmente resolveu sair da toca! E, ironicamente, escolheu o dia 13 (um número que certamente não é seu preferido), segunda-feira, para aparecer. Ele estará na São Carlos FM a partir das 8h, prometendo abordar “diversos assuntos”. Será que vem novidade? De qualquer forma, ficaremos atentos – pode ser divertido!
BADALADA
Após a observação desta coluna, o Diário Oficial trouxe as exonerações de 19 assessores de vereadores, e, como era de se esperar, a reposição das vagas já começou. A nomeação mais comentada? A da jornalista Andrea Rosa, como assessora do vereador Edson Ferraz.
RENOVAÇÃO?
Será que a renovação chegou com força? Ou talvez nem tanto? Afinal, na política, as “renovações” são como um jogo de troca-troca: os nomes mudam, mas os bastidores nunca param de se mover. A política de São Carlos segue sua dança sem fim!
NOMEAÇÕES
A advogada Dawiner Pomponio foi nomeada para o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Justiça. Já Maria Fernanda Peres assumiu o cargo de Diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação.
CURSO DE MEDICINA
Parece que Lucão Fernandes (PP) encontrou sua nova bandeira: o curso de Medicina da UNICEP em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Em uma entrevista, o presidente da Câmara Municipal fez questão de destacar como essa será uma de suas principais lutas. Vamos aguardar!
GANHOU, LEVOU!
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) realizou a entrega oficial dos prêmios da campanha “Presentão de Natal 2024”. O evento foi marcado pela alegria e comemoração dos ganhadores.
MAIS CAMPANHAS
Durante as entregas, a presidente Ivone Zanquim aproveitou a ocasião para anunciar que a ACISC já está planejando novas campanhas para 2025, com o objetivo de continuar promovendo o comércio local e beneficiando os consumidores.
CURIOSIDADE
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo declarou, por unanimidade, a inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 10.488/22, de Santo André, que proibia a instalação de banheiros multigêneros em espaços públicos e privados do município.