COLUNA

TORPEDOS – 12/09/2025

SUMMIT NA ÁREA

São Carlos vai receber o São Carlos Business Summit, reunindo 70 empresas. Se der certo, vai faltar crachá para tanto empresário querendo “networking”. É a chance de conhecer fornecedores, fechar parcerias… e também de descobrir quem só foi pelo food truck.

 

ESTRUTURA DE PRIMEIRA

Italinho Cardinali disse que a Fachini entregou estandes melhores do que o esperado. Brilho, estrutura e tapete vermelho. Se depender da animação, até político vai querer abrir espaço lá para “vender promessa”. Afinal, stand político é sempre o mais barulhento – mas o que menos entrega brindes.

 

HACKATHON NA VEIA

A molecada vai passar 12 horas no Hackathon 6.0 em busca de prêmio e bolsas. É startup, pitch de um minuto e muita cafeína. Quem sabe não sai dali o próximo “unicórnio” de São Carlos? Parabéns, Italinho, Dani e Artur Sassoli.

 

CENTRO DE EVENTOS

Os organizadores destacaram a necessidade de São Carlos contar com um espaço adequado para feiras e grandes encontros. Atualmente, a cidade depende de locais como a Oasis para receber eventos de grande porte.

 

OASIS NÃO PERDOA

Por falar em Oasis, a casa não deu mole para ninguém! Quem for à feira achando que leva currículo de graça… que se prepare! Estacionamento pago e ponto! Abre a carteira ou fica na calçada. Aqui, até talento tem taxa de entrada.

 

COMPARAÇÃO

A Prohab está lá, revisando o Plano Diretor como protagonista. E o secretário de Habitação, Rodson Magno? Nem protagonista, nem figurante… nem pipoca na plateia. Faltou logo na primeira reunião. Quem sabe estava revendo a “planta baixa” da própria agenda?

 

PRODUÇÃO

A Câmara aprovou tantos projetos na última sessão que parecia competição de quem clica mais rápido em “aceitar termos de uso”. Foram 11 do Executivo, 2 do Legislativo, 1 decreto, 8 em urgência e ainda sobrou tempo para um ordinário. Produção em ritmo de fast food legislativo.

 

MOÇÃO

Lucão Fernandes (PP) mandou moção de aplausos a Dimas Ramalho, eleito vice-presidente do TCE. Um gesto elegante e justo, valorizando quem leva o nome da região para cargos de destaque no Estado. Reconhecimento que engrandece a Câmara e a cidade.

 

POLÊMICA

Raquel Auxiliadora lançou projeto criando Código de Ética dos Vereadores e um Conselho para fiscalizar o decoro. Se passar, vai ter parlamentar estudando “manual de boas maneiras” mais do que lei orgânica. E tem gente que já deve estar pensando em recorrer ao STF… mas por “excesso de ética”.

 

DIVULGAÇÃO OBRIGATÓRIA

Larissa Camargo (PCdoB) conseguiu aprovar na Câmara a divulgação obrigatória da Lei Federal que protege crianças e adolescentes vítimas de violência. Boa iniciativa! Agora resta torcer para que a obrigação seja seguida… e não vire mais uma daquelas placas que todo mundo lê e ninguém aplica.

 

FOGO AMIGO

Vegetação pegando fogo em São Carlos. Parece que as baixas temperaturas e a umidade do ar decidiram acabar com a paz do promotor Flavio Okamoto, que já comemorava os índices baixos de incêndios. Paz durou menos que promessa de político em campanha.

 

CONSCIÊNCIA? CADÊ?

O promotor Okamoto vem fazendo um trabalho exemplar, com reuniões e campanhas para deixar os incêndios no passado. Mas tem gente que insiste em não se conscientizar… parece até que acham que fogo é decoração.

 

QUADRAS

TJ-SP aprovou lei de Poá que obriga quadras cobertas nas escolas. Boa iniciativa! Aposto que vereador daqui já está correndo para protocolar o mesmo texto, só mudando “Poá” por “São Carlos”. A criatividade é sempre do tamanho da trave.

 

NOVO DESAFIO

O prefeito Netto Donato deu uma missão e tanto para sua assessora Carol Maglio: ela agora é a nova superintendente da TVE! Com experiência de sobra, Carol promete dar um up na TV Escola e mostrar que gestão pública também pode ser eficiente.

 

CAIU PRA CIMA

Tinha gente comemorando a exoneração de Carol… mal sabia que ela estava só mudando de posição! Competência, visão e garra não se substituem. Agora, é só esperar a TVE brilhar sob o comando dela!

 

PRÓXIMA PARADA

Os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, do STF, não deram mole: condenaram Bolsonaro e mais sete por participação no suposto plano de golpe de 2022. Próxima estação? Cadeia. Parece que tem gente que pensa que democracia é buffet livre: escolhe o que quer e ignora o resto.

Compartilhe:

Recomendamos para você

COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 12 horas
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 1 dia
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 2 dias