31 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 14/10/2012

Torpedos – 14/10/2012

13/10/2012 13h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 14/10/2012

Tecnologia 1

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Edson Fermiano (PR) já começa a preparar o plenário da Casa para 2013. Quem esteve no Edifício Euclides da Cunha na sessão da última terça-feira já percebeu as mudanças.

 

Tecnologia 2

Foram colocadas várias TVs de LED que vão servir como painéis de votação. Nas mesas dos vereadores também foram colocados terminais para que a votação passe a ser eletrônica, como já fora no passado…

 

Vitória limpa

A vitória de Paulo Altomani com 48% dos votos nas eleições de 7 de outubro é incontestável. Foi uma campanha onde o tucano, ao contrário de seus adversários, não utilizou a estratégia de ataques pessoais. Gastaram toda a munição contra ele, sem acertar nada.

 

Entrevista

Nesta edição, Paulo Altomani, de maneira sábia avisa que vai governar para todos sem revanchismos ou ódio. Ele assegura que as disputas políticas ficaram no passado e garante que sua opção será olhar pra frente e não para o retrovisor!

 

Tusca 1

Passadas as eleições, começam as expectativas para a realização da versão 2012 da Tusca (Taça Universitária de São Carlos). Lembrando a todos que o prefeito Oswaldo Barba (PT) proibiu a Tusca.

 

Tusca 2

Mas depois da choradeira de falta de recursos por parte do governo municipao, será que haverá dinheiro para montar toda a infraestrutura necessária para que a festa se realize? Será que os estudantes vão ficar chupando o dedo???

 

Barrados no baile

Vereadores mais votados na região de São Carlos não foram eleitos por causa do quociente eleitoral. O partido ou coligação que não atinge um volume mínimo de votos, que é resultado dos votos válidos para vereadores (não conta brancos e nulos) divididos pelo número de cadeiras, não elege ninguém.

 

Explicação

O assessor de estatística da UFSCar, Jorge Oishi, explica que essa é a maneira mais democrática de os partidos conseguirem representação. “Quem bolou essa fórmula, sabia o que estava fazendo, ou seja, é uma forma bastante justa de distribuir as vagas”, diz.

 

Fora 1

Candidato em São Carlos, Robertinho Mori não conseguiu uma cadeira na Câmara. Ele obteve 722 votos a mais que o candidato menos votado, que conseguiu se eleger.

 

Fora 2

Em Rio Claro, Sivaldo Faísca teve 2.122 votos, muito mais do que outros vereadores que se elegeram. Mas ele ficou de fora.

 

Fora 3

Já em Araraquara, Geicy Sabonete foi um dos nove vereadores mais votados, mas não conseguiu uma vaga entre os 18 eleitos. É a terceira vez que ele tenta e nem por isso irá desistir. “Como uma atleta que não desiste nunca, acabou uma luta já começamos a preparação para a próxima”, diz.

 

PSD & PT

Depois de ser oposição ao governo Dárcy Vera (PSD) nos últimos quatro anos em Ribeirão Preto e de ter feito no primeiro turno uma campanha crítica à atual administrarão municipal, o PT da cidade decidiu declarar apoio no segundo turno à prefeita.

 

PSD & PT 2

Apesar do apoio da sigla, o candidato do partido derrotado no domingo passado João Gandini não garantiu se também estará ao lado de Dárcy neste segundo turno. Em troca, o PT quer que o partido de Gilberto Kassab apoie os petistas em 2014, na tentativa de reeleger a presidente Dilma Rousseff.

 

Pontual

Por enquanto, segundo o presidente estadual do PT, Edinho Silva, o apoio garantido é só da própria prefeita.  “Foi o primeiro ponto da nossa pauta com ela [Dárcy]. Se ela não tivesse concordado com a participação do apoio a Dilma em 2014, nós nem conversaríamos.”

 

Parada dura

Mesmo nos quatro anos de governo Dárcy, o único vereador do partido na Câmara, Jorge Parada, só fez oposição. Foi, por exemplo, o presidente da CEE (Comissão Especial de Estudos) que analisou denúncias sobre supostas falhas na gestão do Hospital Santa Lydia –uma das bandeiras da prefeita.

 

Nas ruas

Para garantir que o apoio a Dárcy não será apenas retórico, Silva diz que o PT irá às ruas para apoiá-la, inclusive com figuras ilustres do partido. “Garanto a você a manifestação pública do ex-presidente Lula de apoio a ela”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x