Torpedos – 16/02/2025
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região

DESAFIO NA SAÚDE
Em entrevista à São Carlos FM, o secretário municipal de Saúde de Ibaté, Diangeles Chagas, fez uma explanação sobre as primeiras ações da pasta. Segundo ele, “a gestão da Saúde é um desafio para qualquer município. É um dos setores mais difíceis de se gerenciar.”
SAÚDE EM REDE
Diangeles destacou os avanços já conquistados e os planos para aprimorar o atendimento à população, comparando a gestão da pasta a várias empresas dentro de um setor que precisa funcionar em rede. Durante a entrevista, ele se apresentou bastante técnico, mostrou que “entende bastante do riscado” e está bem-intencionado e cheio de vontade!
PROJETO
Como a coluna Torpedos já havia antecipado, a Prefeitura protocolou na sexta-feira, na Câmara Municipal, o projeto de lei da reforma administrativa. Agora é esperar para ver se passará sem turbulências. Se depender de alguns vereadores, o caldo deve engrossar!
EXPECTATIVA
O projeto acima deve passar pelas comissões e, se não houver surpresas, já deve entrar na pauta da sessão ordinária da próxima terça-feira, 18. Mas, como sabemos, até lá tudo pode acontecer…
VISITAS
O ex-deputado federal Lobbe Neto bateu um papo com o prefeito Netto Donatto e o presidente da Câmara, Lucão Fernandes. Visita de cortesia ou sondagem para um possível retorno à política? Ano que vem tem eleições e, se o deputado saiu da toca, devemos ter novidades! A conferir!
DENGUE
O vereador Djalma Nery (PSOL) quer saber o que a Prefeitura está fazendo para combater a dengue em 2025. Protocolou um requerimento pedindo informações sobre planejamento, ações e estratégias. Saúde em primeiro lugar!
DEPRECIAÇÃO
A nova lei municipal, proposta pelo vereador Gustavo Pozzi, que proíbe celulares e eletrônicos em escolas, é, segundo Lineu Navarro, uma cópia das leis federal e estadual. “Sou a favor, mas não vejo sentido em repetir uma regra que já existe. Isso só enfraquece o Legislativo local”, disparou.
INEXIGIBILIDADE
A Prefeitura publicou a inexigibilidade de licitação para a contratação de shows em duas festas de igrejas. Agora, resta saber: será que esse mesmo critério será adotado para todas as emendas parlamentares? Ou tem vereador com mais moral que outros? Perguntar não ofende!
EXCLUSIVO
A São Carlos FM trouxe com exclusividade a informação sobre a possível saída da secretária de Educação, Paula Knoff, do governo Netto Donatto. Reconhecida pelo seu trabalho sério e dedicado, Paula tem sido fundamental para os avanços na Educação Municipal, mesmo enfrentando desafios e aqueles que insistem em jogar contra.
SEGUE FIRME
Por telefone, Paula Knoff negou que tenha pedido exoneração e reafirmou seu compromisso com a Educação. Disse que esteve reunida com o prefeito Netto Donatto e o vice Roselei Françoso para tratar de assuntos da pasta. Apesar das pressões, segue focada em garantir uma Educação de qualidade para o município.
ÁRVORE CAÍDA
Sobre a árvore que caiu em cima de um carro em frente à Secretaria de Educação, na quinta-feira (13), nossa coluna apurou que, em agosto do ano passado, foi realizada uma vistoria em todas as árvores da área, com laudo técnico.
MOROSIDADE
Porém, a morosidade da CPFL em agir diante de riscos iminentes é preocupante. Quando há perigo, a ação não pode ser postergada; medidas precisam ser tomadas imediatamente. Acorda, CPFL!
AÇÃO DO PROCON
O PROCON de São Carlos vistoriou um estabelecimento comercial acusado de vender celulares e não entregar os produtos. O local, na esquina da Rua Cândido Padim com a Avenida Sallum, está em manutenção, com um número de WhatsApp para contato. Consumidores lesados devem registrar ocorrência na Delegacia Eletrônica e formalizar a reclamação no PROCON.
EMPRESA INVESTIGADA
A empresa investigada pelo PROCON em São Carlos pode ser do mesmo proprietário da Power Cell, no Mercado Municipal. O empresário responde a processos judiciais por não entregar iPhones vendidos, e o caso será encaminhado ao Ministério Público.