Torpedos-18/12/2024
Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos e região
Despedidas e Emoção
A última sessão do ano na Câmara Municipal de São Carlos foi marcada por despedidas emocionadas e alguns recados políticos. Os vereadores que não conseguiram a reeleição se despediram do Legislativo, encerrando seus mandatos com discursos que refletiram agradecimentos e desabafos.
Marquinho Amaral em destaque
O vereador Marquinho Amaral foi homenageado pelos colegas Lucão Fernandes e Ubirajara Teixeira por todo o apoio e trajetória dedicada ao Legislativo. A dupla reconheceu o papel de Marquinho durante sua atuação na Casa, reforçando sua importância política.
Lágrimas na Tribuna
A emoção tomou conta, mas apenas uma vereadora não conseguiu segurar as lágrimas: a Professora Neuza. Em seu pronunciamento de despedida, a parlamentar foi às lágrimas ao relembrar sua trajetória e o carinho com que exerceu o mandato, agradecendo até o Rodson pelos puxões de orelha que dava nela!!
Esquerda no Play
Enquanto uns se despediam, outros já estavam com os olhos no futuro. Os vereadores Djalma Nery e Raquel Auxiliadora, da esquerda, não entraram no clima de despedida. Raquel, aliás, usou seu tempo na tribuna para cobrar a Polícia Militar e o secretário Derrite, deixando claro que a oposição está “no play” para 2025.
Clima Eleitoral
Com emoção para uns e discursos duros para outros, a sessão reforçou que o jogo político na cidade já começou. Para muitos, o “adeus” foi o fim de um ciclo; para outros, o começo de um novo ciclo, como é o caso do próprio Marquinho, do Rodson Magno e da Professora Neusa. Quem viver verá!!
Outra vez
Marquinho relembrou que esta não foi a primeira vez que viveu uma derrota nas urnas. Ele contou que, em outra oportunidade, por ter perdido as eleições, teve o prazer de trabalhar com Lobbe Neto e Roberto Massafera, experiência que permitiu a ele conhecer muitas pessoas na Alesp e no Congresso Nacional.
Homenagens
Hoje, às 19 h, uma sessão solene para entrega dos títulos de “CIDADÃO HONORÁRIO DE SÃO CARLOS” aos professores Antônio Cesar Russi Callegari, José Cláudio Berghella e Marco Antônio Villa.
Homenagens 2
As homenagens se dão em reconhecimento à notável contribuição prestada pelos ilustres cidadãos à cidade de São Carlos, através de suas ações em benefício da educação. O propositor das homenagens foi o vereador Azuaite Martins de França (Cidadania).
Djalma na disputa
O vereador Djalma Nery abriu o jogo durante entrevista ao Primeira Página no Ar, na São Carlos FM, sobre sua candidatura à presidência da Câmara. Ele destacou os desafios de articular uma candidatura independente sendo oposição e em minoria no Legislativo.
Articulação viável
“Vou abrir o jogo com vocês é difícil, né? Construir uma candidatura independente de oposição, sendo minoria, estamos tentando articular um projeto viável. Sei que é muito improvável que a gente consiga ganhar a presidência da Câmara, mas não é sobre isso”, declarou Djalma, consciente dos obstáculos no caminho.
Além da disputa
O parlamentar fez questão de ressaltar que sua candidatura vai além da vitória ou derrota. “Vários projetos que eu apresentei — eu diria que a maioria — são reflexo desse trabalho de articulação”, pontuou Djalma, reforçando que seu compromisso é com a atuação política, independentemente do resultado.