Torpedos – 20/6/2013
Movimento 1
Está confirmada para esta quinta-feira, 20, a partir das 17h, a manifestação do Movimento “Transporte Justo São Carlos”. O grupo deve sair do Mercadão, subir a avenida São Carlos e passar pela Prefeitura Municipal e até outros pontos.
Movimento 2
Os líderes do movimento apostam numa manifestação pacífica com panfletagem, gritos de palavras de ordem. A passeata tem o objetivo de chamar a atenção do povo para o valor da tarifa de transporte coletivo, que hoje está em R$ 2,75. Os jovens pregam a redução da tarifa.
Penetras
Ninguém duvida das boas intenções dos jovens que lideram este movimento. Porém, nos bastidores, há um temor de que manifestantes “profissionais”, vindos de outras cidades, possam se infiltrar e promover vandalismo.
Outras cidades
Os atos de protesto estão previstos para outras cidades da região, como Barretos e Ribeirão Preto. Na próxima semana o evento deverá chegar também a Araraquara.
Redes sociais
As redes sociais têm sido o grande motor, a tecnologia que permite a união e aglutinação dos vários manifestantes. A grande mídia começou contra e agora tenta pegar carona nos movimentos para ganhar audiência.
Herança
Há muito tempo se fala que o brasileiro é “ordeiro”, “cordeiro” e etc. Na verdade não é bem assim. Nas décadas de 1960 e 1970, o povo foi às ruas por democracia e contra a ditadura. Nos anos 1980, a luta foi por eleições diretas. Nos anos 1990 derrubamos Collor.
Hipnose
Também é verdade que o ex-presidente Lula, com todo o seu carisma, parece ter hipnotizado o povo, que não foi às ruas protestar, pois foi uma fase de grandes avanços.
Revoltas
Mas as revoltas começaram logo depois da Proclamação da República no final do século XIX.
Revoltas
Em 3 de novembro de 1891, Deodoro dissolve o Congresso e decreta estado de sítio, causando a Primeira Revolta da Armada, pois o fechamento do Congresso não era previsto na Constituição. O contra-almirante Custódio José de Mello toma três dos maiores navios brasileiros e ameaça bombardear o Rio de Janeiro. Em 23 de novembro de 1891 Deodoro renuncia ao governo, evitando, assim uma luta armada. Em seu lugar assume o vice-presidente Floriano Peixoto.A Revolução Federalista do Rio Grande do Sul estende-se até 1895, causando cerca de 10.000 mortes.
Outras revoltas
Depois vieram Canudos, na Bahia, a Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, a Guerra do Contestado na fronteira entre Santa Catarina e Paraná e etc. Houve ainda vários movimentos, greves e etc.
Curso
O Cepam realiza, em 25 de junho, das 9h às 17h, curso sobre Organização e Funcionamento da Câmara Municipal. Voltado para vereadores, assessores legislativos e seus servidores, objetiva proporcionar conhecimento sobre a organização e o funcionamento dessa instância, além de discutir o papel do vereador como agente político e social. Desde dezembro, o curso já foi oferecido nas cidades de São Paulo, Registro e Piracicaba.
Temas 1
O conteúdo envolve a organização, estrutura interna, o funcionamento e as atribuições da Câmara Municipal, além dos direitos, deveres, proibições e incompatibilidades dos vereadores. De acordo com o presidente do Cepam, Lobbe Neto, o vereador é o representante do povo, e “o Poder Legislativo tem papel essencial na estruturação da política nacional”.
Temas 2
Os dois temas principais, Câmara Municipal (organização, funcionamento e funções) e vereadores (direitos, deveres, proibições e incompatibilidades), serão apresentados pelas advogadas e técnicas do Cepam, Alicir Marconato e Lígia Marques Simões, e pelo advogado e coordenador de Assistência Jurídica do Cepam, José Carlos Macruz.
Curso
O curso acontece na sede do Cepam, na capital, das 9h às 17h, na avenida Professor Lineu Prestes, 913, na Cidade Universitária.A Escola Cepam segue com programação variada para 2013. Os próximos cursos, já com inscrições abertas, são: Organização e Funcionamento da Câmara Municipal (25 de junho); Licitação e Contratos (2 e 3 de julho); Noções Básicas de Administração Pública Municipal (16 e 17 de julho); e Gestão de Pessoas (29 e 30 de julho).