Torpedos-22/12/2024
Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos e região
Disputa
Com o lançamento da candidatura de Lucão Fernandes (PP) à Presidência da Câmara, a disputa pelo comando do legislativo, marcada para 01 de janeiro, está desenhada. Lucão concorrerá com Larissa Camargo (PC do B).
Independência
Lucão rebateu críticas da oposição sobre suposta submissão ao Executivo: “Respeitamos o Executivo sem abrir mão da independência do Legislativo.” Já Larissa, que lidera chapa alternativa, defende maior autonomia da Câmara frente à Prefeitura.
Vale lembrar
Caso Lucão vença a disputa e seja eleito presidente da Câmara, o Progressistas (PP) irá comandar o Legislativo e Executivo de São Carlos, tendo em vista que o prefeito eleito Netto Donato é filiado ao partido.
Reconhecimento
Lucão reconheceu a legitimidade da disputa: “Se a Larissa vencer, será minha presidente. Estarei à disposição para contribuir.” Experiente e conciliador, Lucão sabe como ninguém fazer gestos de republicanismo.
Ausência
O que chamou atenção na chapa encabeçada por Lucão foi a ausência de vereadores do Partido Liberal (PL). A chapa conta com integrantes do PP, Republicanos, PRD, MDB e Podemos.
Ausência 2
Com isso, fica a dúvida a respeito do posicionamento dos vereadores eleitos do PL (Julio Cesar e Leandro Guerreiro), não apenas em relação à votação para Presidência da Câmara, como também no relacionamento com o governo Netto Donato. A conferir…
Modernização à vista
A chapa de Lucão propõe construir um novo prédio para a Câmara Municipal, alegando que a estrutura atual não atende mais às necessidades. Entre as prioridades, Lucão quer garantir que apenas projetos realmente urgentes tramitem com prioridade, reforçando o papel das comissões.
Absolvido
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu o ex-prefeito Newton Lima pela contratação de servidores em cargos de comissão. O voto do relator. ministro Paulo Sérgio Domingues, foi assinado no dia 28 de novembro de 2024.
Absolvido 2
A ação movida pelo Ministério Público questionava a contratação de servidores sem concurso e não considerou que a legislação municipal permitia ao prefeito realizar as contratações.
Recorde
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) receberá um investimento recorde em 2025. De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada para o próximo ano, o governo estadual destinará R$ 32,8 bilhões para aplicação em despesas correntes, programas da pasta e despesas pessoais