Torpedos – 23/02/2025
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região

PERMANECE NA PROHAB
O presidente da PROHAB, Marquinho Amaral, decidiu continuar à frente da autarquia e não retornará à Câmara Municipal. A decisão foi tomada após reunião com Acenir Magalhães, presidente do PODEMOS de São Carlos.
NOVA VAGA
Com a escolha de Marquinho, a vaga na Câmara Municipal será ocupada pelo segundo suplente, Rafael Marino, que deve assumir o cargo na sessão ordinária da próxima terça-feira, 25. Fim da novela?
JOGO DE CADEIRAS
Há vereador pensando em se afastar para que o suplente assuma, e depois virar assessor do próprio suplente. Estratégia esperta: assessor ganha mais, não assina nada, não tem compromisso, não é vidraça e ainda tem plano de saúde. Será que isso procede? Onde há fumaça, há fogo!
MISTÉRIO
Um processo administrativo digital teve sua cópia exposta em um requerimento de um vereador, gerando desconfiança em uma Secretaria no Paço Municipal. Já estão à caça do responsável pelo vazamento.
EVENTOS
Após apontamento da coluna, foram publicadas mais três inexigibilidades de contratação de cantores para eventos em igrejas. Aos poucos, as coisas estão se ajeitando. Paciência, vereador!
ILUMINAÇÃO
Levantamento do vereador Bruno Zancheta (PR) aponta mais de 1.000 locais sem iluminação pública. Será que o parlamentar terá que fazer 1.000 requerimentos para resolver esses problemas?
ÔNIBUS
Djalma Nery (PSOL) protocolou um requerimento cobrando transparência sobre a bilhetagem e diversos aspectos do transporte público de São Carlos, buscando esclarecer o funcionamento do sistema e garantir mais eficiência e justiça para os usuários.
ÁRVORES
Elton Carvalho (PR) apresentou um projeto de lei que busca agilizar a análise técnica para a remoção de árvores de médio e grande porte que representam risco, garantindo mais segurança e eficiência na gestão ambiental do município.
CARNAVAL
Após a cobrança da coluna, a Prefeitura finalmente divulgou a programação do carnaval: este ano, serão apenas três dias de festa na Praça XV. E, para surpresa de muitos, o tradicional Carnafunk, no Ginásio Milton Olaio Filho, ficou de fora da programação. Será que já é o efeito da lei do Leandrinho Guerreiro?
VALE LEMBRAR
Ibaté e Araraquara, tradicionais na realização de grandes carnavais, ainda não se pronunciaram sobre a realização das festas deste ano. Tudo indica que a contenção de despesas está afetando até as folias do Rei Momo dessas cidades.
PPA E LDO
A Prefeitura de São Carlos convida os munícipes e representantes das entidades locais para a audiência pública que acontecerá na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, às 18h30, na Câmara Municipal. O encontro tem como objetivo discutir a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026.
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Felipe Bauer Granai, secretário adjunto de Planejamento, ressaltou a iniciativa do prefeito Netto Donato em alterar o horário da audiência para a noite, permitindo uma maior participação da população.
BOLA DENTRO!
Essa mudança demonstra o compromisso do prefeito Netto Donato com a transparência e o diálogo com os cidadãos, reforçando a importância de ouvir as necessidades da comunidade na construção das políticas públicas.
VISITA IMPORTANTE
Na tarde da última sexta-feira, 21, o prefeito Ronaldo Venturi e o vice Damião Sousa receberam a visita do deputado estadual Rafa Zimbaldi, em um encontro que reforça o estreitamento de laços políticos e regionais.
PORTAS ABERTAS
O que chamou a atenção é que o encontro foi articulado por um ex-assessor do prefeito Zé Parrella, mostrando que Ronaldo Venturi está de portas abertas para todos, com o compromisso de colocar a cidade em primeiro lugar.