23 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 23/5/2013

Torpedos – 23/5/2013

22/05/2013 22h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 23/5/2013

Audiência pública

 

A Câmara Municipal promove nesta quinta-feira, 23, às 19h30, no Edifício Euclides da Cunha, uma audiência pública com o objetivo de estabelecer uma ampla discussão sobre a suposta violação e comercialização ilegal de túmulos no cemitério municipal Nossa Senhora do Carmo.

 

Penha

A realização da audiência foi solicitada pelo vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS), após a manifestação de cidadãos que pediram esclarecimentos sobre as denúncias que foram veiculadas recentemente pelos veículos de comunicação da cidade e estão sendo investigados pela polícia.

 

Ele faz falta

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Marquinho Amaral (PSDB), que está curtindo um merecido descanso nos Estados Unidos, está fazendo muita falta na política são-carlense.

 

Filme de terror

De acordo com um colega jornalista bastante atento, sem Marquinho para organizar a defesa do governo municipal, a oposição deita e rola. “Na última terça-feira parecia que assistíamos a um remake de ‘O Massacre da Serra Elétrica”. Jesus, Maria e José…

 

Ele voltará…

No Vatucano, membros da corte comemoram o fato de que o vereador Marquinho Amaral voltará no final do mês. UFA!

 

Correndo atrás

Nosso amigo vereador Maurício Ortega (PSDB) entrou em contato ontem com a coluna e afirmou que uma ofensiva de palestras para os estudantes nas escolas municipais e estaduais está sendo preparada para incentivar os teens a realizarem o alistamento eleitoral para que São Carlos venha a ter, realmente, uma eleição com segundo turno em 2016. Fica o registro.

 

Dr. Mora

Nos bastidores da política corre o boato de que o médico oftalmologista João Carlos Mora, o famoso Dr. Mora, homem culto e de grande capacidade, além de tucano de quatro costados, poderá assumir a Pasta da Saúde, caso o atual titular, Edilson Abrantes realmente pegue o boné no final de maio.

 

Sasso

Quem anda animado com o acesso da Portuguesa para a Série A-1 do Paulistão é o nosso amigo Antonio Sasso Garcia Filho, diretor de RH da Tecumseh do Brasil. Executivo competente, Sasso pretende assistir a Portuguesa x Fluminense no dia 12 de junho no Canindé.

 

Parlasul

Os membros da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) elegeram na última a nova mesa diretora, que será presidida pelo deputado federal Newton Lima (PT-SP), com o deputado federal Renato Molling (PP-RS) e o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) como vice-presidentes. Newton Lima substitui o senador Roberto Requião (PMDB-PR) na presidência.

 

Maior protagonismo

Newton Lima defende que os representantes do Mercosul tenham uma atuação mais protagonista na entidade. “O Parlasul tem que ser reconhecido pelos chefes dos Estados-Partes. Precisamos dar continuidade ao trabalho nos organizando por áreas de interesse”, explica.

 

Posse

Na posse, o presidente defendeu a institucionalização de uma universidade do Mercosul. A Representação Brasileira é composta por 10 senadores e 27 deputados. A sede do parlamento fica em Montevidéu, Uruguai, e cada Representação mantém uma secretaria nos respectivos Congressos Nacionais.

 

Nova alface

Um tipo híbrido de alface, desenvolvido por pesquisadores da UFSCar para combinar os atrativos das variedades crespa e americana, foi lançado oficialmente ao público ontem. A ambição dos criadores da Brunela, que ganhou o nome em homenagem a uma confeitaria histórica de São Paulo famosa pelos doces sofisticados, é que a nova variedade conquiste fama de alface “gourmet”, adequada para paladares sofisticados.

 

Cruzamento

O pesquisador Sala e seus colegas chegaram à Brunela depois de cruzar duas variedades de alface, uma australiana, conhecida como “green frizzly”, e outra nacional, conhecida como crocante.  Nesse tipo de trabalho, o pólen das flores de uma das variedades (sim, a alface produz flores) é lavado com água e colocado nas flores da outra variedade, produzindo, então, o híbrido.

 

Crocância

O resultado é uma planta cujas folhas lembram mais as da alface crespa, hoje preferida pelo consumidor brasileiro, mas crocantes como as da alface americana, o que, para os pesquisadores, aumenta o valor gastronômico da verdura.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x