Torpedos – 24/01/2025
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
REBATEU
Participando de entrevista à São Carlos FM, o ex-prefeito Newton Lima (PT) mostrou que continua bastante afiado ao classificar a declaração do vereador Julio Cesar (PL) como “grosseira” e de “falta de espírito democrático”. Ele criticou a atuação do parlamentar, dizendo que Julio teve um desempenho eleitoral “pífio” em campanhas de alto investimento!
DEFESA DA DEMOCRACIA
Newton ainda associou o parlamentar ao PL, partido que, segundo ele, sustenta movimentos preocupantes como o neonazismo, acusando Julio Cesar de omissão nas lutas pela democracia! “Encha o saco de quem for, eu vou lutar: pela democracia e pela moralidade pública!”.
DEBATE? NEM PENSAR!
Questionado sobre a possibilidade de um debate com o vereador Julio Cesar, Newton Lima foi direto e cortante: “Com a quantidade de votos que eu tenho, você acha que vou dar luz para ele? Foi muito mal para deputado estadual! Está bravo porque eu entrei na corrida eleitoral! Pensava que seria deputado estadual e não vai ser!”. A troca de farpas esquenta o cenário político local.
DIPLOMAS FALSOS?
Uma denúncia gravíssima ainda corre nos bastidores: há quem esteja ostentando diplomas que não passam de papel sem valor! Seja por ingenuidade ou maldade, os documentos não são reconhecidos pelo MEC. A Prefeitura precisa abrir o olho e ficar atenta!
ILUSÃO OU MALÍCIA?
A revelação de que circulam diplomas falsos na cidade é um alerta para quem confia cegamente em certificados. Enquanto os envolvidos tentam justificar suas histórias, a administração pública precisa ficar mais atenta e agir rápido. Afinal, quem pagará o preço dessa irresponsabilidade? Perguntar não ofende!
NOMEAÇÃO I
Thiago “Piolho”, que era gerente da Suzantur/Rigras, foi nomeado como Diretor Municipal de Transportes da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
NOMEAÇÃO II
A nomeação é vista com bons olhos, dada sua experiência prática e profundo conhecimento do setor. Muitos acreditam que sua liderança poderá trazer avanços significativos na mobilidade urbana da cidade. Aguardemos os resultados da sua atuação!
CONVOCAÇÃO
De última hora, a Prefeitura Municipal está convocando candidatos interessados em ministrar aulas temporárias em 2025. A pergunta que fica: por que sempre a sensação de improviso quando o assunto é Educação?
PISCINÃO
O SAAE vai gastar R$ 1.901.120,40 para recuperar o piscinão do Jardim Zavaglia, que estava praticamente esquecido. É obra necessária, mas a demora em resolver o problema levanta questionamentos sobre a prioridade que a gestão da autarquia dá à infraestrutura básica.
SESSÃO
Durante a primeira sessão da Câmara Municipal, foram apresentados um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, quatro Projetos de Lei, 178 requerimentos, entre outras proposições. Será que os vereadores conseguirão transformar números em ações concretas?
COMISSÕES
Sob a batuta do presidente Lucão Fernandes (PP), a Câmara definiu, na terça-feira, as Comissões Permanentes para o biênio 2025-2026. As comissões foram eleitas por voto dos próprios parlamentares. Chamou a atenção a ausência de Lineu Navarro (PT) e Leandro Guerreiro (PL) nas comissões.
JÁ?
Nem mal começou o governo e as coisas já estão pegando fogo nos bastidores políticos de Ibaté. É processo para lá, processo para cá! A troca de acusações e desentendimentos está esquentando o cenário político local, e parece que a administração já está sendo testada antes de realmente engrenar. O que será que vem por aí?
PREOCUPANTE
Diversas prefeituras têm se reunido para promover ações contra a dengue. Em Porto Ferreira, foi registrada a primeira morte pela doença. Porém, já passou da hora do Secretário Pilha reunir seu staff e envolver demais secretarias para programar ações concretas, como a limpeza de terrenos e quintais, por exemplo. Que tal nos adiantarmos de possíveis tragédias familiares?
DENGUE
Importante lembrar que o Departamento de Vigilância em Saúde já promoveu uma atualização sobre a classificação de risco e manejo clínico das arboviroses urbanas para médicos e enfermeiros da rede municipal. Primeiro passo dado! Bora carregar a bateria, secretário!
XÔ MOSQUITO!
Por falar em dengue, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a criação do COE de combate ao Aedes aegypti e um repasse de R$ 228 milhões aos municípios. Agora, os prefeitos não têm mais desculpas: é hora de mostrar trabalho e salvar vidas!