Torpedos-25/07/2024
Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos e região
Lista
Em uma conhecida lanchonete, localizada na Baixada do Mercado Municipal, um grupo de são-carlenses ilustres discutia fazer uma nova edição da lista dos mais chatos de São Carlos.
Lista 2
Vale lembrar que, no passado, a divulgação da lista dos mais chatos da cidade causou grande polêmica e repercussão. E, naquela época, as redes sociais nem existiam. Imagina agora…
Lista 3
O grupo estava discutindo os critérios para eleição dos xaropes, inclusive com a formação de um colegiado para deliberar sobre eventuais dúvidas. A coluna Torpedos imagina que os leitores tenham diversas sugestões…
Definição
O vice do pré-candidato a prefeito Mario Casale (Novo) foi definido: Professor Sidnei Moura, também do Novo. Agora, os três concorrentes já definiram seus vices, restando as convenções para confirmação das candidaturas.
Mais um
O Avante é mais um partido a fechar apoio ao pré-candidato Netto Donato (PP). Ele se junta ao próprio PP, MDB, PL, Podemos, PDT, Republicanos, Solidariedade, PRD e PSDB na aliança.
Racismo
O pré-candidato a prefeito Newton Lima (PT) defendeu a adoção de políticas públicas de combate ao racismo. “Acreditamos que o racismo pode e deve ser desconstruído e combatido! Para isso, é essencial criar políticas públicas específicas para a comunidade negra”.
Renovação
A pré-candidata a vereadora Andreia Tofollo (PSB) está andando pela cidade toda em vários eventos e reuniões. O que ela mais ouve da população é a necessidade uma renovação com mais mulheres eleitas na Câmara Municipal.
Processo
O juiz Jorge Panserini, da 5ª Vara Cível de São Carlos, julgou improcedente ação de danos morais proposta pelo prefeito Airton Garcia contra o vereador Djalma Nery (PSOL), alegando que o parlamentar, em colaboração com o PSOL São Carlos, publicaram em seus perfis pessoais da rede social Instagram conteúdo ofensivo à honra e imagem de Airton; com uma montagem da foto do prefeito com alusão ao diabo.
Orçamento
O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta quarta-feira (24) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025, documento que elenca as metas, prioridades e dispõe sobre critérios e normas que garantam o equilíbrio das receitas e despesas do Orçamento do Estado. Para o próximo ano, o Governo Estadual prevê uma arrecadação de R$ 339,8 bilhões.
Legislação
Tarcísio também sancionou lei para que os microempreendedores individuais, micro, pequenas e médias empresas de municípios em situação calamidade pública reconhecida pelo Estado tenham mais facilidade para acessar empréstimos e financiamentos.