Torpedos-27/08/2023
Confira a coluna política mais polêmica de São Carlos e região
Alerta
A Prefeitura de São Carlos iniciou um trabalho de pintura de faixas de alertas em rios e córregos da cidade. O objetivo é sinalizar os níveis de água para evitar tragédias em dias de chuva forte. Os níveis são: verde (normal), amarelo (alerta) e vermelho (perigo).
Alerta 2
O trabalho de pintura teve início no Córrego Monjolinho, próximo à Curva do Joinha e deve ter continuidade em outros pontos da cidade. Ponto positivo para a Defesa Civil e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
Pauta
O Partido dos Trabalhadores (PT) está monopolizando o cenário político local. Na última semana, a legenda realizou o lançamento do “Participa São Carlos”, que contou com a presença de mais de 300 pessoas no CPP.
Pauta 2
Além disso, o ex-prefeito Newton Lima foi destaque no debate sobre Desenvolvimento Econômico e Social de São Carlos, promovido pelo Professor Marcos Martinelli e que contou com a presença dos presidentes da ACISC, OAB e CIESP.
Pauta 3
Com os eventos, o PT está dialogando com diversos setores da sociedade, ouvindo demandas e apresentando ideias. Falta pouco mais de um ano para as eleições e o partido já se movimenta intensamente na cidade.
Demais
É bom os demais partidos da cidade se movimentarem, caso não queiram que o PT tome conta da agenda e dê o tom do debate político na cidade. Por enquanto, a legenda está surfando sozinha.
Requerimento
O vereador Elton Carvalho (Republicanos) protocolou requerimento solicitando medidas de repressão ao tráfico de drogas nas intermediações das escolas do município. Ele relatou que gabinete foi procurado por munícipes, pais e mães de crianças, relatando o intenso tráfico de drogas em frente e nas intermediações da Escola Estadual Orlando Perez, Cidade Aracy.
Requerimento 2
“Sabe-se que a questão do tráfico de drogas é uma questão de segurança e saúde pública, não podendo as prefeituras municipais isentarem-se de tais obrigações solidárias, devendo adotar medidas de prevenção, educação e combate ao tráfico”, destacou o vereador.
Decisão
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para determinar que o Congresso Nacional recalcule o número de deputados a que cada estado tem direito com base na proporção da população atual. A decisão deve ser cumprida até 2025.