COLUNA

TORPEDOS – 29/01/2026

PLANO DIRETOR EM MODO TURBO

Em entrevista à São Carlos FM, ontem, João Muller, assessor do prefeito Netto Donato (PP), e o diretor Agnaldo Spaziani apresentaram um balanço da revisão do Plano Diretor. Nove audiências públicas, treze reuniões técnicas e mais de 70 horas de debate. Se urbanismo queimasse caloria, São Carlos já estaria pedindo roupa nova e dando adeus ao sedentarismo.

 

ESCUTA ATIVA (SEM BOTÃO MUTE)

Muller e Agnaldo explicaram que, nas reuniões, o microfone é democrático: fala fora do tema, estoura o tempo, filosofa sobre a vida… tudo liberado. Melhor ouvir demais agora do que ouvir xingamento depois. Governo democrático!

 

PARTICIPAÇÃO 50/50

Metade poder público, metade sociedade civil. Nem só prefeitura, nem só “especialista” de grupo de WhatsApp com diploma em caixa alta. E assim as discussões vão tomando forma, e o projeto deve chegar ao Legislativo para aval [ou não] dos vereadores.

 

VERTICALIZAÇÃO COM BOM SENSO

Centro vazio, prédio largado e cidade se espalhando igual margarina no pão quente. A lógica mudou: crescer pra cima antes de ir pra longe. Elevador sai mais barato que asfalto.

 

DEU A LOUCA (DE NOVO)

Tem diretora municipal que confundiu cargo com posse. Desta vez, equipe de manutenção foi colocada pra fora da escola aos gritos. Controle emocional ficou em casa. Como pode, hein?

 

COINCIDÊNCIA OU PADRÃO?

Outro dia, crianças de 10 anos ficaram na rua. Agora, trabalhador da manutenção expulso. Será que lançaram um manual novo na Educação: “Como esvaziar escola em três passos”? Perguntar não ofende!

 

A “DONA” DA ESCOLA

Na nossa época, diretora era “Dona Fulana”. Algumas parecem ter levado isso ao pé da letra e acharam que prédio público vem com escritura no nome — e que a tal da “Fulana” é dona mesmo. Será que só em São Carlos acontece isso?

 

QUAL É O PIOR?

Deixar criança no relento ou expulsar trabalhador simples aos berros? A resposta não vem no boletim — vem no bom senso. Ou deveria vir, pelo menos.

 

PERGUNTA QUE FICA

Se é assim com criança e prestador, como será com professores? Climinha de coação no ar… vale conferir antes que vire rotina. E fica a dica para a Secretaria da Educação acompanhar mais de perto essa história [com H mesmo].

 

LIMPEZA NOTA 10

Fechada a Sanca Cup, os prédios escolares do Estado foram devolvidos limpos e com manutenção em dia. Nas municipais, a regra era a mesma. Agora, expulsando prestador aos gritos, fica difícil arrumar qualquer coisa, né? Vassoura não anda sozinha.

 

ECONOMIA QUE JOGA JUNTO

Janeiro costuma ser fraco, mas a Sanca CUP entrou em campo e fez gol no caixa dos pequenos comércios ao redor de escolas e praças esportivas. Lanche, água, pastel e sorriso no rosto. Eis aí o interesse público e comunitário do uso dos colégios — com retorno real, não discurso.

 

JEANS SEM IDEOLOGIA

Adalberto Blanco, aquele que apoiou Newton Lima (PT) na eleição e virou diretor no atual governo, apareceu intermediando a doação de 3 mil calças jeans novas da Receita Federal para o Fundo Social. Moral da história: quando a causa é ajudar quem precisa, a calça não pergunta em quem você votou.

 

NA SESSÃO

Na sessão de terça-feira, mesmo com a visita do presidente nacional do Republicanos à cidade, o vereador Bruno Zancheta preferiu destacar as emendas e os recursos dos deputados Kim Kataguiri (federal) e Guto Zacarias (estadual). Prioridades? Talvez! Só o tempo dirá.

 

FLERTE POLÍTICO

A palavra final é do vereador — fica ou muda de partido. Mas que o flerte tá grande, tá. E, convenhamos, quando o assunto vira emenda e afinidade, o namoro já passou da fase do “é só amizade”. Tem missão ou não, Bruninho?

Compartilhe:

Recomendamos para você

COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 1 dia
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 1 dia
COLUNA
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região
Há 3 dias