MEXEU COM OS BASTIDORES
A filiação do ex-deputado Lobbe Neto ao PSD movimentou os bastidores políticos de São Carlos. Com um excelente histórico na política estadual e federal, Lobbe entra oficialmente no jogo com um gesto que tem leitura clara: reposicionamento estratégico.
PROXIMIDADE QUE FALA
Todo mundo sabe que Lobbe Neto e o prefeito Netto Donato (PP) mantêm uma relação próxima. A entrada de Lobbe no PSD é vista como uma possível ponte para trazer, de vez, o partido para a base do atual prefeito — movimento que fortalece o grupo, além de visar as eleições de 2026.
UNIÃO DA DIREITA?
Lobbe Neto também é citado como o único nome com potencial real para unificar a chamada “direita” são-carlense. Uma candidatura respaldada por essa ala poderia aumentar significativamente as chances de São Carlos eleger, novamente, um deputado da cidade.
SÓ QUE TEM UM DETALHE…
Julio Cesar (PL), outro nome de peso, também está se mexendo. Já articula sua candidatura e, dizem nos corredores, até tomou um cafezinho com o marqueteiro de Netto Donato. Coincidência? Talvez não.
TÁ TUDO COSTURADO?
É bom lembrar: Julio Cesar queria disputar a Prefeitura de São Carlos no ano passado. Mas uma costura política em esferas superiores teria tirado o “garotchinho” da disputa. Agora, ele foca na Alesp.
JOGO COMEÇANDO
Ainda é cedo, mas não dá para ignorar que a filiação de Lobbe Neto ao PSD foi um movimento cirúrgico. Ele voltou ao centro do tabuleiro. Agora é acompanhar os próximos lances.
USUÁRIOS
Foi publicado o decreto municipal que define a composição do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos do Município de São Carlos. O objetivo do conselho é garantir a participação social, além da proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços prestados pela administração pública.
DESTAQUE
A nova campanha do Governo do Estado de São Paulo, “Não Seja o Vilão”, visa conscientizar e prevenir incêndios florestais. Em São Carlos, a campanha municipal foi reconhecida como referência e está servindo de modelo para todos os Ministérios Públicos do Estado.
MOÇÃO
O presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (PP), protocolou moção de apoio à proposta do CPP (Centro do Professorado Paulista) que propõe a redução da jornada de trabalho dos professores da rede pública de 40 para 30 horas semanais, sem redução salarial.
CÂMARA
Durante a 19ª sessão ordinária, realizada na terça-feira (27), a Câmara Municipal de São Carlos aprovou um projeto de lei em regime comum, 11 projetos do Executivo, além de nove em regime de urgência. Também foram aprovadas sete moções e um requerimento.
ATITUDE
O vereador Leandro Guerreiro (PL) apresentou projeto de lei que revoga a Lei nº 22.096, de 20 de dezembro de 2023, que autorizava a doação de um terreno público ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para construção de habitação popular no bairro Santa Felícia.
O QUE MUDA
Com a proposta de revogação, deixará de ser permitida a doação de uma área pública de 24.980 m², localizada no bairro Santa Felícia, à União. No local, estava prevista a construção de um empreendimento habitacional com até 400 apartamentos distribuídos em 26 blocos.
HABITAÇÃO
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) lançou, nesta terça-feira (27), chamamento à iniciativa privada para o credenciamento de 8.875 novas moradias. As unidades poderão ser viabilizadas em forma de lotes ou empreendimentos em 70 municípios do interior paulista.
POR AQUI
São Carlos foi contemplada com 200 unidades habitacionais dentro do programa. A expectativa agora gira em torno da definição dos locais onde os novos empreendimentos serão construídos.