TORPEDOS – 30/03/2025
Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região

DIÁLOGO ABERTO
Ao contrário do que disse a petista Raquel Auxiliadora, mais uma vez, o prefeito Netto Donatto demonstrou seu compromisso com a transparência e a valorização dos servidores. Em reunião com o SINDSPAM e a Comissão de Negociação, Netto reforçou a importância do diálogo aberto e apresentou uma proposta de reajuste salarial, prezando pela responsabilidade fiscal e sem politicagem.
VALORIZAÇÃO
Com menos de três meses de governo, Netto já implementa ações concretas para valorizar o funcionalismo municipal. A proposta justa de reajuste salarial de 6,56% e o aumento de quase 20% no vale-alimentação, bem acima da inflação, são reflexos desse esforço. Um reconhecimento merecido aos servidores que garantem o bom funcionamento da cidade.
GESTÃO RESPONSÁVEL
Nossa coluna apurou que a proposta apresentada pela Prefeitura está entre as melhores da região, evidenciando o compromisso da gestão em equilibrar a valorização do servidor e a responsabilidade fiscal. Em suas redes sociais, Netto reafirmou que seguirá trabalhando para fortalecer São Carlos com planejamento e respeito a todos os cidadãos.
SÓ ISSO, PREFEITO?
Dizem que a única coisa que tirou Netto Donatto do sério nos últimos dias foi o título do Corinthians no Campeonato Paulista. Palmeirense extra-verde, ele costuma assistir aos jogos do Verdão ao lado dos filhos. Também chega de título, prefeito, quer ganhar tudo?
CONFERÊNCIA
A Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura promoveu a Conferência das Cidades entre os dias 25 e 27 de março, reunindo um grande público e alcançando sucesso absoluto. Parabéns ao chefe da pasta, secretário João Muller, e sua equipe pela excelente organização do evento.
ENCERRAMENTO
O último dia da conferência, que teve como tema Cidades Inteligentes, contou com a participação do prefeito Netto Donatto. No entanto, chamou a atenção a ausência do secretário municipal de Habitação Social, Rodson Magno, que preferiu participar da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.
FUTURO
Integrante da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, o evento gerou importantes discussões que resultarão em propostas públicas para nortear planos e políticas municipais, incluindo a revisão do Plano Diretor, fundamental para o ordenamento territorial.
VAI FICAR?
Por falar em João Muller, parece que ele decidiu não assumir o cargo de assessor do prefeito e permanecer onde está! Será que o secretário estava esperando finalizar a Conferência das Cidades? Estamos de olho, JB!
NOVAS NOMEAÇÕES
Rosângela Emília Bogni assume a Diretoria do Departamento de Administração da Região 03 da Secretaria de Conservação e Qualidade Urbana. Já Antonio Carlos Rodrigues da Costa foi nomeado diretor do Departamento de Inclusão no Esporte da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos. E devem vir mais nomeações por aí!
VACINAS
O Governo de São Paulo divulgou, na quinta-feira (27), os índices de cobertura vacinal infantil de 2024. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) apontam um crescimento significativo na adesão a todas as vacinas do calendário básico, resultado das estratégias implementadas nos últimos dois anos.
INVESTIMENTOS
O governador Tarcísio de Freitas esteve em Piracicaba para a inauguração da nova fábrica da Klabin, um investimento de R$ 1,56 bilhão que gerou 1.500 empregos. Enquanto isso, fica a pergunta: quando São Carlos será contemplada no programa Direção Certa e receberá novos investimentos ou, ao menos, uma visita do governador? Perguntar não ofende!
CENTENÁRIO
O Tribunal de Justiça de São Paulo celebrou, no dia 26 de março de 2025, o centenário da Vara Central da Infância e da Juventude, a primeira especializada do Estado.
ENQUANTO ISSO…
São Carlos segue necessitando da criação de novas varas cíveis e penais para atender às demandas judiciais. Além disso, a instalação do tão aguardado segundo cartório de registro de imóveis ainda parece um sonho distante.
MORADIA EM FOCO
A Prefeitura realizará, no dia 30 de abril, uma audiência pública para apresentar o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do programa Minha Casa, Minha Vida, que será implantado na região do Grande Santa Felícia. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em ampliar o acesso à moradia e garantir um planejamento urbano adequado para a cidade.