ELEIÇÃO NO CLUBE
Neste domingo (1º), os sócios do São Carlos Clube vão às urnas para eleger o novo presidente e renovar um terço do Conselho Deliberativo. A disputa para a Diretoria Executiva tem chapa única, mas para o Conselho o clima é de embate entre a Tradição e a Mais Ação. A votação será com urna eletrônica — mas com direito a cópia impressa e urna física. Coisa fina!
EXPECTATIVA
Com cerca de 3,7 mil associados aptos a votar, a expectativa da Comissão Eleitoral é de um pleito tranquilo — mas com boa participação. Em jogo, além da presidência, 17 cadeiras no cobiçado Conselho Deliberativo. Nos bastidores, já tem gente fazendo contas e ensaiando composição. Afinal, no Clube também se faz política… e das boas!
REPERCUSSÃO
Os Torpedos de ontem (29), sobre a filiação do sempre deputado Lobbe Neto ao PSD, movimentaram os bastidores da política local. O nome do ex-deputado entrou forte no debate sobre as eleições gerais que acontecem no ano que vem.
TRANSIÇÃO
Em tom de despedida — e de leve alfinetada — Marcos Martinelli foi às redes agradecer os votos do PSD em São Carlos e avisar que vem aí uma mudança de comando na sigla. “Transição democrática, com calma e serenidade”, disse. Nos bastidores, porém, o clima não é bem assim. A pergunta é: quem assume o manche do PSD local com Lobbe de volta ao jogo?
PRESTÍGIO
O vereador Julio Cesar (PL), por sua vez, mostrou força em Brasília. Foi parar no feed do todo-poderoso Valdemar Costa Neto, presidente nacional do partido. “É o mais votado da história de São Carlos”, destacou o dirigente. O post não foi por acaso. Pode anotar aí!
APOSENTADORIA
Aliás, tem gente nos bastidores apostando que Lobbe não será candidato a nada para não abrir mão da aposentadoria parlamentar. Segundo as regras, se um ex-deputado federal assume novo cargo eletivo — como deputado estadual — o benefício é suspenso durante todo o mandato. E cá entre nós: abrir mão de uma bela aposentadoria para encarar campanha e mandato não é pra qualquer um…
SEM ACÚMULO
O Plano de Seguridade dos Congressistas é claro: nada de salário dobrado. Se o ex-deputado assumir outro cargo eletivo, como estadual ou federal, a aposentadoria vai direto para o congelador. Só volta a pingar na conta após o fim do mandato. Será que Lobbe está disposto a esse sacrifício ou vai preferir ser cabo eleitoral novamente?
AUDIÊNCIA
Acatando sugestão do jornalismo da São Carlos FM, o vereador Elton Carvalho (Republicanos) protocolou requerimento solicitando uma consulta pública oficial com os moradores de São Carlos sobre a possível proibição do uso de veículos de tração animal na cidade. Viva o rádio!
ILUMINAÇÃO
Já o vereador Djalma Nery (PSOL) quer iluminação pública no trecho recém-inaugurado da Avenida Paulista, que liga o Jardim Gibertoni à Avenida Tancredo Neves. Requerimento foi protocolado na Câmara.
ATAQUES
Após a onda de pichações, surgem relatos de um carro fantasma que estaria disparando tiros de chumbinho contra vitrines de lojas. Uma tradicional loja da Avenida Getúlio Vargas foi alvo dos ataques. Eita!
PEDIDO URGENTE
Moradores do Damha V protocolaram ofício na Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana cobrando a instalação imediata de lombadas em três avenidas da região sudeste: Conceição Vono Toledo Piza Fernandes, Miguel Damha e Brasilino Damha. O argumento? Alta velocidade dos veículos, aumento de acidentes e risco para pedestres.
CENÁRIO DE RISCO
No ofício, o síndico Luciano Drighetti relata que a boa pavimentação e a largura das vias estão incentivando abusos ao volante — inclusive com relatos de consumo de álcool na área. Só nos últimos dois meses, dois acidentes ocorreram na Conceição Vono, incluindo um capotamento. O secretário Michael Yabuki recebeu o pedido e agora a bola está com a Prefeitura.
AGENDA EM BRASÍLIA
O prefeito Netto Donato esteve na capital federal, em audiência com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o deputado federal Baleia Rossi. Na pauta, habitação, mobilidade urbana e infraestrutura. Segundo Netto, foi uma conversa “produtiva” — e ele saiu otimista quanto a avanços para São Carlos.
ESPERANÇA
Netto Donato voltou de lá com a promessa de que as propostas apresentadas serão analisadas com atenção. Nos bastidores, comenta-se que há expectativa real de novos recursos e anúncios importantes para São Carlos. Será que vem pacote de obras por aí?
COBRANÇA
Aliás, já passou da hora do deputado federal Baleia Rossi (MDB) ajudar efetivamente São Carlos. Se alguém souber citar uma grande conquista do parlamentar para a cidade nos últimos anos, que se manifeste — porque, até agora, está difícil lembrar de uma.