ESGOTO MAIS CARO
O esgoto em São Carlos agora custa 100% do valor da água. Mas calma: Dérike Contri, presidente do SAAE, contou à São Carlos FM que o reajuste é determinado pela agência reguladora Ares/PCJ, que revisa periodicamente os valores cobrados pelos serviços de água e esgoto em cada município.
FALTA D’ÁGUA
Nos bairros Vila Nery e Santa Felícia, o dilema da falta de água continua. Contri diz que reduziram quase 50% das reclamações em comparação a 2024. Ou seja, dos problemas que sobram, pelo menos metade da população consegue não reclamar — progresso?
BURACOS E VAZAMENTOS
O presidente do SAAE reconheceu que não é possível tapar todos os buracos e resolver todos os vazamentos imediatamente. Entre as soluções estudadas está o uso de chapas de ferro em vias de grande fluxo, visando agilizar os reparos e melhorar a circulação nas ruas. Será que funciona?
TAXA DE RESÍDUOS
A taxa de manejo de resíduos é cobrada em carnê separado da conta de água, conforme explicou Dérike, para evitar problemas de venda casada. A previsão é que, em 2027, seja possível unificar o boleto e oferecer segunda via pelo WhatsApp, facilitando o pagamento para os cidadãos. 2027 está logo ali!
SAÚDE EM “FALTA”
Enquanto o secretário de Saúde, Leandro Pilha, parece mais preocupado em cultivar raízes na sua terra natal, algumas unidades de São Carlos, como a UPA Vila Prado, seguem sem itens básicos de atendimento — cadeira de rodas, por exemplo, virou artigo de luxo. Parece que, por aqui, o “cuidar da população” ficou em segundo plano, logo atrás da saudade de casa.
SAÚDE
A coluna já tinha cantado a bola: começaram as mexidas na Saúde. Trocaram supervisão no CEME por outra unidade. É a famosa dança das cadeiras, só que com estetoscópio.
PROTESTO
A Procuradoria Geral do Município resolveu brincar de “nome sujo exposto na vitrine”: mais uma lista de devedores foi publicada, com cinco dias para regularizar a situação. Depois disso, só resta o protesto extrajudicial. É quase um “acorda, que seu nome vai pro Serasa com tapete vermelho”. Eita!
DANÇA DOS PROTESTOS
A dança dos protestos continua animada: tem gente graúda e empresa famosa rodopiando no salão. Quem não quitar as contas logo vai acabar dançando… mas não vai ser ao som da orquestra, e sim do cartório.
DIA DO CHORO
A vereadora Raquel Auxiliadora (PT) protocolou projeto criando o “Dia do Choro” em São Carlos. Ótima ideia: a cidade já anda com tantos motivos para chorar que até merece uma data oficial pra isso!
PODEMOS EM SILÊNCIO
E os mandachuvas do Podemos de São Carlos, partido do Bira Texeira, cadê? Parece que entraram em modo invisível. Ficarão quietinhos, torcendo para a poeira baixar, ou vão ter coragem de se posicionar? Mistério no ar!
O FUTURO DO PARTIDO
Com Bira dizendo que está fora da base e criticando o prefeito e o vice, o Podemos vive seu próprio drama: racha, mantém a pose ou expulsa o protagonista? E os cargos públicos? Ficam ou voam? Perguntar não ofende… ou ofende?
TERÇA PROMETE
A sessão ordinária de terça-feira promete pegar fogo! Vai à votação o projeto do vereador Elton Carvalho (Republicanos) que proíbe o uso de veículos de tração animal e a exploração de animais para esse fim em São Carlos. Preparem a pipoca: o plenário deve ferver com aplausos, vaias e discursos inflamados. Alerta geral para quem acha que vai passar tranquilo — vai ter polêmica!
BARRETÃO
Último final de semana da Festa do Peão de Barretos! Dica quente: se você procura alguém que te deve, dá uma olhada no Instagram do devedor. Aposto que vai encontrar gastando sem culpa entre um rodeio e outro. Fica a dica!
ANIVERSÁRIO
A assessora de gabinete Carol Maglio completou mais um aniversário. O Jornal Primeira Página manda os parabéns, mas, pelo que ficamos sabendo, a festa oficial mesmo vai ser em Barretos. Porque nada mais justo: se é para comemorar em grande estilo, que seja no meio do poeirão da Festa do Peão.
