Torpedos – 09/05/2012
Sem adesão 1
Se o prefeito Oswaldo Barba pensa que vai ter o apoio “automático” dos partidos que fazem parte de sua base de apoio para a campanha à reeleição, está redondamente enganado.
Sem adesão 2
Um bloco de partidos de centro-esquerda está se reunindo e vai cobrar mais valorização e autonomia num segundo governo Barba para apoiar seu nome para prefeito. Há um descontentamento geral e um clima de rebelião entre os partidos.
Sem adesão 3
A hegemonia do PT no governo, controlando a grande maioria das secretarias, os cortes de recursos nas Pastas e a falta quase total de autonomia para tocar seus projetos, são fatores que estão mexendo com a corte.
Perda de apoio?
Caso Barba não tome uma atitude rápida, poderá perder o apoio de vários partidos de sua base. Por aí se vê que não é só na oposição que existem problemas. Mas, até agora, Rasputim conseguia varrer a sujeira para debaixo da tapete. Agora, nem ele está dando conta do problema…
Bloco de centro-esquerda
O risco que Barba corre é ter que enfrentar, além da oposição formada por PSDB, DEM e outros partidos, um bloco de centro-esquerda, formado por PDT, PSB e PCdoB e que poderia até ter o PMDB indicando um candidato. Afinal, Eduardo Cotrim é outro que não anda nada satisfeito com o governo.
“Deus”
Há, também entre os partidos, uma grande revolta contra o político que é chamado de “Deus”. De acordo com as lideranças, este cacique se mete em tudo, dá ordens na prefeitura, enfim, manda e desmanda quando quer. Será que as estruturas da corte estão balançando?
Deu a louca na base 1
Nesta terça-feira, 8, a base do governo Barba bateu cabeça na sessão da Câmara. Ditinho Matheus tentou defender Eduardo Cotrim, presidente do PMDB e diretor-presidente do SAAE das críticas feitas recentemente por Lineu Navarro (PT).
Deu a louca na base 2
Mas o presidente da Câmara, Edson Fermiano voltou a criticar a autarquia. No meio da confusão quem se sobressaiu foi Júlio César Pereira de Souza (DEM), da oposição. Ele afirmou que agora a própria base critica o governo, dando razão a ele, que foi um dos primeiros a criticar a gestão municipal.
Fez falta
Quem fez muita falta na sessão de ontem foi o diretor administrativo da Câmara Municipal, nosso amigo Rodrigo Venâncio, que se submeteu a uma cirurgia no nariz e que se recupera atualmente. Com ele presente, talvez a situação não chegasse ao ponto que chegou ontem.
Parabéns
Quem fez aniversário ontem foi a nossa amiga Nair, que atua na administração da Rádio Realidade Jovem Pan AM. A ela e família os nossos votos de felicidades.
Genebra 1
Em junho quem estará em Genebra, na Suíça, será o sindicalista Ademir Lauriberto Ferreira, presidente do Sincomerciários. Ele participará de importantes debates sobre convenções trabalhistas da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Genebra 2
Para quem não sabe, Ferreira é diretor de assuntos internacionais da Força Sindical, uma das maiores e mais importantes centrais sindicais do Brasil.
Cartórios eleitorais 1
Os dois cartórios eleitorais de São Carlos funcionam em horário especial até hoje, 9 de maio, quando encerra o prazo para o alistamento eleitoral e transferência de títulos.
O atendimento ao público nos cartórios será das 9h às 18h.
Cartórios eleitorais 2
Para quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez, é preciso levar os documentos de identidade Registro Geral (RG) e Certidão de Nascimento, comprovante de endereço e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade/naturalidade e filiação, respectivamente.
CNH
A CNH, no entanto, pode ser usada para os casos de mudança de zona eleitoral. Além da habilitação, o eleitor deve levar também o título de eleitor e comprovante de residência recente.
Título perdido
O eleitor que teve seu título extraviado pode solicitar a segunda via até 27 de setembro, no cartório eleitoral onde está inscrito. A segunda via só é permitida nos casos de eleitores que não farão alterações de dados e/ou endereço.
Endereços
Os endereços dos cartórios eleitorais de São Carlos são os seguintes: 410ª Zona Eleitoral – Rua Nove de Julho, nº 1916 – Centro – telefones: 3307-1660 / 3307-6292; 121ª Zona Eleitoral – Rua Nova de Julho, nº 1932 – Centro – telefone: 3372-5999.