Torpedos – 29/05/2012
Semana decisiva 1
Esta semana, até amanhã, no máximo, deve ser fechada a aliança de partidos e o chamado Bloco Democrático, que inclui PPS, PP e setores do PSD. O entendimento político parece já 100% acertado.
Conversa em dia
Dizem que o pré-candidato Paulo Altomani (PSDB) esteve batendo um animado papo neste final de semana com o ex-prefeito Dagnone de Melo. A pergunta que não quer calar a seguinte: conseguirá Altomani conquistar o apoio de seu ex-desafeto?
Rodeio 1
O Poder Judiciário condenou a organização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial (Eeapic) de São João da Boa Vista e a Prefeitura a pagarem uma multa de R$ 631 mil por causa de procedimentos usados no rodeio, que são considerados agressivos aos animais.
Rodeio 2
O valor corresponde ao descumprimento de uma decisão judicial de 2007, que não autorizou a realização de provas de laços e as que derrubem os animais no chão. A determinação também proibiu o uso de esporas e o sedém, instrumento que pressiona o órgão genital do animal para que ele salte, por provocar sofrimento aos animais.
Mais PMs nas ruas 1
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta sexta-feira, 25, 7 mil policiais militares vão reforçar o patrulhamento nas ruas do Estado. “A boa notícia é a polícia na rua. Nós esperamos até o final do ano colocarmos 7 mil policiais militares em atividade”, afirmou o governador.
Mais PMs nas ruas 2
Os policiais deixarão suas atuais funções administrativas e engrossarão o efetivo disponível nos municípios paulistas. A expectativa é que até julho já estejam definidos os locais onde os policiais vão atuar.
Gelada 1
O ex-presidente Lula, que saiu tão aclamado pela população, agora toma atitudes que devem colocado numa fria. Ele procurou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes para tentar adiar o julgamento do mensalão, de acordo com matéria publicada neste fim de semana pela revista Veja.
Gelada 2
Em troca da ajuda, Lula ofereceu ao ministro, segundo reportagem da revista “Veja” publicada neste fim de semana, blindagem na CPI que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários.
Confirmou
Mendes confirmou no sábado à Folha de S. Paulo o encontro com Lula e o teor da conversa revelada pela revista, mas não quis dar detalhes. “Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula”, afirmou o ministro.
Encontro
O encontro aconteceu em 26 de abril no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula e ex-integrante do Supremo. Lula disse ao ministro, segundo a revista, que é “inconveniente” julgar o processo agora e chegou a fazer referências a uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), hoje investigado por suas ligações com Cachoeira.
Paladino
Membro do Ministério Público, Demóstenes era na época um dos principais interlocutores do Poder Judiciário e de seus integrantes no Congresso Nacional. A assessoria de Lula disse que não iria comentar.
Juntos
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD-SP), continua mantendo canal direto com o PT. Fala com Lula, com Dilma Rousseff e com José Dirceu – por telefone e pessoalmente, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta segunda-feira da Folha de S. Paulo.
Evento
Lula e Kassab estão até combinando evento em que o prefeito sancionará a doação de terreno da prefeitura ao instituto do ex-presidente. O prefeito deve assinar a lei na presença do petista.